PEC da Felicidade já está pronta para ser votada na CCJ — Rádio Senado

PEC da Felicidade já está pronta para ser votada na CCJ

LOC: A PEC QUE INCLUI O DIREITO À BUSCA DA FELICIDADE NA CONSTITUIÇÃO DO BRASIL JÁ ESTÁ PRONTA PARA SER VOTADA NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DO SENADO. 

LOC: O AUTOR, SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, AFIRMA QUE SEU OBJETIVO É FORTALECER OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA BUSCA PELOS SEUS DIREITOS.

TEC: O direito à busca da felicidade pelos cidadãos poderá também fazer parte da Constituição do Brasil. Isso porque já está pronta para ser votada na Comissão de Constituição e Justiça logo após as eleições uma proposta do senador Cristovam Buarque com este objetivo. O texto já tem o parecer favorável do senador Arthur Virgílio, do PSDB do Amazonas. A filosofia por trás da idéia é que, a partir da inclusão deste direito na Carta Magna de um país, o Estado passa a ter a obrigação de determinar as condições materiais para que todos os direitos sociais listados na própria Constituição sejam cumpridos. Em nosso país a iniciativa partiu do ¿Movimento Mais Feliz¿, que reúne intelectuais, jornalistas e artistas, que procuraram o presidente da Comissão de Direitos Humanos, senador Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal, para que o Congresso também discutisse esta idéia. Cristovam topou, e acredita que se esta proposta for aprovada dará mais força aos movimentos sociais do nosso país. (CRISTOVAM BUARQUE): É fácil buscar a felicidade sem ter aonde morar? É fácil buscar a felicidade sem ter um atendimento médico? Tomemos o exemplo da Previdência. A gente discute a Previdência como se fosse uma coisa apenas de aritmética das finanças públicas. A gente não está discutindo do ponto de vista do sentimento dos velhinhos que ficam sem a renda. A gente perguntaria de onde tiramos o dinheiro para fazer o aumento dos aposentados. Porque perdemos o sentimento. Traz a dimensão humana, humaniza o conceito de direito social. É isto que a gente está querendo. (REP): O direito à felicidade já foi incluído na Constituição de diversos países como os Estados Unidos, a França, o Japão e a Coréia do Sul, dentre outros.
10/09/2010, 02h09 - ATUALIZADO EM 10/09/2010, 02h09
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00