Boletim.leg - Edição das 22h
Relator da CPI do Crime Organizado vai priorizar ouvir especialistas e profissionais de segurança pública e CCJ analisa recondução de Paulo Gonet ao cargo de Procurador-Geral da República.

Transcrição
RELATOR DA CPI DO CRIME ORGANIZADO VAI DAR PRIORIDADE PARA OUVIR ESPECIALISTAS E PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA, E NÃO BANDIDO
Alessandro Vieira avisou que não deverá convocar os líderes do crime organizado
COMISSÃO DEVE VOTAR NESTA QUARTA-FEIRA RECONDUÇÃO DO PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA AO CARGO
... EU SOU ROSÂNGELA TEJO E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
O RELATOR DA CPI DO CRIME ORGANIZADO DEFINIU QUE A COMISSÃO VAI DAR VOZ PARA AS FORÇAS DE SEGURANÇA E NÃO PARA LÍDERES DE MILÍCIAS E FACÇÕES. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
Delegado da Polícia Civil, o relator da CPI do Crime Organizado, senador Alessandro Vieira, do MDB de Sergipe, sugeriu nove temas a serem analisados.
Ele quer mapear a ocupação territorial das facções e milícias e identificar os "negócios" destes grupos e sua rota, a exemplo do tráfico de drogas e armas, e crimes ambientais.
Também entram na lista estelionato, extorsão e lavagem de dinheiro por meio de bancos digitais, mercado imobiliário e combustíveis.
Alessandro Vieira avisou que a prioridade é dar voz aos especialistas e profissionais de segurança pública. Por isso, não deverá convocar os líderes do crime organizado.
a gente tem que ter clareza do problema e essa clareza vai ser alcançada ouvindo os profissionais porque não tem porque ouvir bandido, não tem porque ficar perdendo tempo totalmente ouvindo político. Eu preciso ouvir quem trabalha com isso, sabe os problemas e também sabe apontar as soluções.
Alessandro Vieira também quer investigar o sistema prisional e a prática de corrupção.
Ele disse que a CPI poderá sugerir o aumento de penas para crimes graves.
Pontualmente a gente pode ter o aumento de pena porque está falando de crimes graves e criminosos violentos. Mas o mais importante é que essa pena seja cumprida devidamente, que o processo aconteça com velocidade e que uma vez encarcerado, o criminoso não use o presídio como escritório, que é o que a gente vê hoje.
A CPI do Crime Organizado terá reuniões às terças e quartas-feiras às 9 horas da manhã.
A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA ANALISA NESTA QUARTA-FEIRA A RECONDUÇÃO DE PAULO GUSTAVO GONET BRANCO PARA O COMANDO DA PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
O presidente Lula decidiu recomendar a recondução de Paulo Gonet para um novo mandato de dois anos à frente da Procuradoria-Geral da República. Mas antes Gonet precisa passar por nova sabatina na Comissão de Constituição e Justiça. O senador Omar Aziz, do PSD do Amazonas, apresentou na semana passada relatório recomendando a indicação. Para Aziz, Paulo Gonet sempre demonstrou capacidade, desde o ingresso na carreira do Ministério Público.
Em 1986, foi aprovado em primeiro lugar no concurso público de provas e títulos para o cargo de Promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios, tendo no ano seguinte alcançado também a primeira posição no concurso para Procurador da República. Soma, desde então, 38 anos de dedicação no âmbito do Ministério Público da União.
O procurador-geral da República, como chefe do Ministério Público Federal, exerce as funções do MP junto ao Supremo Tribunal Federal e ao Superior Tribunal de Justiça, sendo também o procurador-geral Eleitoral. Se aprovada na CCJ, a recondução de Gonet segue para o Plenário.
ALÉM DE PAULO GONET, OUTRAS SABATINAS VÃO DOMINAR A SEMANA NAS COMISSÕES NO SENADO, COM INDICAÇÕES PARA STM, CONSELHOS E EMBAIXADAS .
OS SENADORES TAMBÉM PODEM VOTAR O RELATÓRIO DO PLANO BRASIL SOBERANO PARA APOIAR PRODUTORES AFETADOS PELO TARIFAÇO DOS ESTADOS UNIDONS. MAIS DETALHES DA AGENDA DAS COMISSÕES COM A REPÓRTER MARCELLA CUNHA
Na terça-feira, a Comissão de Infraestrutura realiza a sabatina de Severino Medeiros para o cargo de Diretor-Geral da ANTT. Ainda na terça, tem reunião da comissão mista que analisa a Medida Provisória que cria o Plano Brasil Soberano e o Comitê de Acompanhamento das Relações Comerciais com os Estados Unidos. Na quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça analisa indicados para o Superior Tribunal Militar e os conselhos nacionais do Ministério Público e de Justiça. O presidente da CCJ, senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, acredita que as sabatinas vão ocorrer com tranquilidade.
É natural, nós estamos acostumados já com sabatina de PGR, de ministro, não tem nenhum problema, nada vai sair do normal. As pessoas vão perguntar livremente, eles vão responder. . Vai ser tranquilo.
Ainda na quarta-feira, a Comissão de Relações Exteriores sabatina indicados para embaixadores do Brasil na Jamaica, Grécia, Síria e Togo.
O PLENÁRIO VOTA NESTA TERÇA-FEIRA ORIENTAÇÃO SOBRE DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS, COMO AUXÍLIO-DOENÇA, PARA PACIENTES DE HOSPITAIS PÚBLICOS E A CRIAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA ESPECÍFICA PARA AS MULHERES DEPENDENTES DE ÁLCOOL.
OUTRO DESTAQUE É O AUMENTO DAS PENAS PARA CRIMES SEXUAIS COMETIDOS CONTRA VULNERÁVEIS, A EXEMPLO DE MENORES DE 14 ANOS E PESSOA COM DEFICIÊNCIA E IDOSA.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.

