Boletim.leg - Edição das 14h
Governo recorre ao STF contra derrubada do aumento do IOF. Comissão aprova pena maior para destruição de ecossistemas.

Transcrição
GOVERNO RECORRE AO STF CONTRA DERRUBADA DO AUMENTO DO IOF
o governo que não busca eficiência executiva ao invés disso aumenta seus gastos e quer colocar na população mais impostos
COMISSÃO APROVA PENA MAIOR PARA DESTRUIÇÃO DE ECOSSISTEMAS.
... EU SOU TIAGO MEDEIROS E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
GOVERNO RECORRE AO SUPREMO CONTRA DERRUBADA DO AUMENTO DO IOF.
OPOSIÇÃO CRITICA PALÁCIO DO PLANALTO POR DESRESPEITAR DECISÃO DO CONGRESSO NACIONAL. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN.
A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DEBATEU O PROJETO QUE GARANTE O ACESSO E O USO PÚBLICO DAS PRAIAS E DO MAR. REPÓRTER MARCELA DINIZ.
A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DEBATEU O PROJETO QUE GARANTE O ACESSO E O USO PÚBLICO DAS PRAIAS E DO MAR.
OS CONVIDADOS SUGERIRAM MUDANÇAS NA PROPOSTA, MAS DISSERAM QUE O MAIS URGENTE É CUMPRIR A ATUAL LEI DE GERENCIAMENTO COSTEIRO. REPÓRTER MARCELA DINIZ.
No debate sobre o projeto que garante acesso e uso livres de praias e do mar, os convidaram reconheceram a boa intenção da proposta, mas sugeriram mudanças, como a inclusão no texto das praias de rios e lagos.
Para eles, é necessária uma gestão compartilhada entre União, estados e municípios para conter o avanço de cercamentos que privatizam faixas litorâneas.
Representante dos pescadores artesanais, Carlos Alberto dos Santos, teme que o projeto de acesso a praias tenha efeito contrário ao abrir caminho para a retomada da discussão da PEC 3, que permite a gestão de terrenos de marinha pela iniciativa privada e governos locais.
(Carlos Alberto - Confrem) "Porque a aprovação desse projeto de lei não pode representar uma carta branca para tramitação da PEC. Eu sou um pescador artesanal, mas eu consigo ler, a gente aprendeu a ler o que está nas entrelinhas. É o condomínio que está sendo implantado na praia, são as áreas que estão sendo transformadas em produto do mercado imobiliário e a cada dia que passa essa pressão vai aumentando."
A relatora, senadora Augusta Brito, do PT do Ceará, avalia que o debate trouxe reflexões importantes para o aprimoramento do projeto do senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe.
A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE APROVOU O AUMENTO DE PENA PARA O CRIME DE POLUIÇÃO QUE RESULTE EM ALTERAÇÃO OU DESTRUIÇÃO DE ECOSSISTEMAS. REPÓRTER CESAR MENDES.
A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE APROVOU O AUMENTO DE PENA PARA CRIME DE POLUIÇÃO QUE RESULTE EM ALTERAÇÃO OU DESTRUIÇÃO DE ECOSSISTEMAS. REPÓRTER CESAR MENDES.
Aprovado pela Comissão de Meio Ambiente o projeto do senador Cleitinho, do Republicanos de Minas Gerais, muda a Lei de Crimes Ambientais, em vigor desde 1998, para punir com mais rigor os responsáveis por crimes que resultem na destruição ou alteração significativa de ecossistemas.
A proposta aumenta a pena para os crimes cometidos por motivação política, pagamento, promessa de recompensa ou por motivo torpe, como destacou o relator, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul.
(senador Paulo Paim) "As punições atuais para crimes tão destrutivos acabam sendo comparadas a um simples furto."
O projeto segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.