Boletim.leg - Edição das 22h
Senado instala Frente Parlamentar em Apoio a Mototaxistas e Motofretistas. 4 de maio deve ser instituído como Dia dos Trabalhadores da Cultura.
Transcrição
SENADO INSTALA FRENTE PARLAMENTAR EM APOIO A MOTOTAXISTAS E MOTOFRETISTAS
A gente volta a frisar que a maior entrega da nossa vida e a melhor de todas é quando a gente volta para a nossa casa com saúde e bem, né?
4 DE MAIO DEVE SER O DIA DOS TRABALHADORES DA CULTURA
... EU SOU ______________________ E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
O SENADO INSTALOU A FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DOS MOTOTAXISTAS E MOTOFRETISTAS.
UM DOS OBJETIVOS É ANALISAR POLÍTICAS E AÇÕES VOLTADAS À CATEGORIA. REPÓRTER PEDRO PINCER
O Senado instalou a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Mototaxistas e Motofretistas. Essa frente tem como finalidades principais acompanhar políticas e ações voltadas à categoria e defender as pautas de interesse de mototaxistas e motofretistas. Para Zequinha Marinho esses profissionas precisam ser mais reconhecidos e valorizados.
Supre as demandas de mobilidade de milhares e até de milhões de cidadãs e cidadãos brasileiros, contribui para a eficácia e o dinamismo de empreendimentos Brasil afora, prestou um serviço essencial durente a pandemia, levando e trazendo alimentos, remédios, compras à população necessitada.
O presidente do Sindicato de Motociclistas Profissionais do Distrito Federal, Luiz Carlos Galvão, destacou a rotina difícil e os riscos a que esses profissionais estão sujeitos todos os dias.
A gente volta a frisar que a maior entrega da nossa vida e a melhor de todas é quando a gente volta para a nossa casa com saúde e bem, né?
A frente deve voltar a se reunir em 21 de junho.
A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO APROVOU UMA PROPOSTA QUE INSTITUI 4 DE MAIO COMO O DIA DOS TRABALHADORES DA CULTURA. REPÓRTER LUIZ FELIPE LIAZIBRA.
A Comissão de Educação aprovou o projeto que estabelece o Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Cultura, a ser celebrado no dia 4 de maio. Além de prestar uma justa homenagem aos artistas, o relator, senador Paulo Paim, do PT, do Rio Grande do Sul, avalia que a proposta vai fortalecer e reconhecer a importância dos trabalhadores do setor cultural para o país.
Paim - O projeto de lei objetiva, portanto, a um só tempo, prestar homenagem às jornadas de vida e à memória desses ícones da cultura nacional, e promover e preservar o legado das lutas e demandas do setor cultural, por meio da instituição do Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Cultura. A cultura desempenha papel fundamental na identidade de uma nação.
Já aprovado pela Câmara dos Deputados, o projeto seguirá para a sanção presidencial se não houver recurso para votação no Plenário do Senado.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DA CMA DEBATEU PROJETO SOBRE O MERCADO BRASILEIRO DE REDUÇÃO DE EMISSÕES. REPÓRTER JANAÍNA ARAÚJO.
A Comissão de Meio Ambiente do Senado realizou a terceira audiência pública do ciclo de debates sobre o projeto de lei que regulamenta o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões e outras propostas sobre o tema, previsto na lei da Política Nacional sobre Mudança do Clima, de 2009. Ainda acontecerão duas reuniões sobre o tema. O presidente do Conselho de Administração do IRB-Brasil Resseguros, Antônio Cassio dos Santos, apontou a remuneração de pequenos proprietários como solução para a construção de um projeto sobre créditos de carbono que gere renda e qualidade de vida.
Antonio - A fiscalização das condições da geração dos créditos de carbono deve ser periódica. Aqui eu pensava que quem tem um pedação de terra ao invés dele receber um dinheiro na frente, ele recebesse mês a mês em função do monitoramento. Ou seja, nós tiraríamos da quase miséria uma quantidade enorme de populações ribeirinhas que têm um pedaço de terra com floresta. É muito mais viável fazer um título de crédito de carbono ainda que com todos esses aspectos do ponto de vista econômico do que desmatar. O que vai acontecer se nós não fizermos nada é que os estrangeiros, na medida em que os seus países forem regulamentando a necessidade da compensação, vão começar a comprar terras aqui a preço de nada.
Assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Rodrigo Justus manifestou a posição da entidade contra a imposição de mecanismos que tirem a competitividade da atividade agrícola. Integrante da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Marcos Toscano afirmou que há uma competição global pela liderança econômica e tecnológica da transição ecológica e energética.
A CPMI DO 8 DE JANEIRO PODE APRECIAR MAIS DE 200 REQUERIMENTOS NA PRÓXIMA REUNIÃO. NA PAUTA ESTÃO CONVOCAÇÕES COMO A DO EX-MINISTRO DA JUSTIÇA ANDERSON TORRES, DO TENENTE-CORONEL MAURO CID, E DOS EX-MINISTROS DO GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL, AUGUSTO HELENO E GONÇALVES DIAS.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.