Boletim.leg - 22h
Comissão aprova indicação para diretor-geral da Abin. Terminam nesta sexta (05) inscrições para o programa Jovem Senador.
Transcrição
COMISSÃO APROVA INDICAÇÃO PARA DIRETOR-GERAL DA ABIN
'' A carência de pessoal, em que pese não ser exclusiva da ABIN, é bastante crítica na agência. Hoje somos cerca de mil e trezendos servidores em todo o país e no exterior''.
TERMINA NESTA SEXTA INSCRIÇÕES PARA O JOVEM SENADOR
... EU SOU ______________________ E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU POR VOTAÇÃO UNÂNIME, APÓS SABATINA, A INDICAÇÃO DO NOVO DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA - ABIN. LUIZ FERNANDO CORREA JÁ FOI SECRETÁRIO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E DIRETOR-GERAL DA POLÍCIA FEDERAL. REPÓRTER CESAR MENDES.
Durante a sabatina, o indicado para o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência destacou o papel estratégico da ABIN no levantamento de informações que subsidiam as decisões do presidente da república e no enfrentamento de eventuais ameaças à soberania nacional, à Constituição e ao estado democrático de direito. E apontou a necessidade de novos servidores para a agência. Segundo Luiz Fernando Correa, mais de setenta e cinco por cento dos cargos de carreira da ABIN estão vagos.
'' A carência de pessoal, em que pese não ser exclusiva da ABIN, é bastante crítica na agência. Hoje somos cerca de mil e trezendos servidores em todo o país e no exterior''.
Relator da indicação, o senador Randofe Rodrigues, da Rede do Amapá, quis saber como a ABIN pode atuar no enfrentamento das fake news e do crescimento de grupos nazistas no país. Luiz Fernando Correa garantiu que a ABIN acompanha com especial atenção a ação de grupos extremistas.
'' Nós estamos trabalhando muito atentos a isso, acompanhando mundialmente esses movimentos''.
A indicação de Luiz Fernando Correa para o cargo de diretor geral da ABIN foi aprovada por 16 votos favoráveis e nenhum voto contrário.
O SENADO APROVOU ACORDO PARA FACILITAÇÃO DE INVESTIMENTOS COM OS EMIRADOS ÁRABES UNIDOS.
O PLENÁRIO TAMBÉM RATIFICOU ACORDOS DE TRANSPORTE AÉREO COM O CANADÁ. REPÓRTER PEDRO PINCER.
O Senado aprovou nesta quinta-feira os acordos de cooperação e facilitação de investimentos e de matéria aduaneira entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos. O relator, Esperidião Amin, do Progressistas de Santa Catarina, destacou recente viagem do presidente Lula ao país árabe em busca de financiadores, que contam com US$ 3 bilhões em fundos de investimentos. Também foi aprovado um acordo sobre transporte aéreo assinado entre Brasil e Canadá com flexibilização de regras para os voos comerciais entre os dois países. A relatora, senadora Professora Dorinha Seabra, do União do Tocantins, apontou as vantagens da ratificação do texto.
Com efeito, o acordo veiculado pelo PDL, ao instituir o marco legal para os serviços de transporte aéreo entre Brasil e Canadá, se ratificado, será relevante ferramenta de fortalecimento dos laços de amizade entre os dois países signatários, com a perspectiva de incremento da cooperação no campo do comércio e do turismo.
Os três acordos seguem agora para a promulgação.
TERMINA NESTA SEXTA INSCRIÇÕES PARA EDIÇÃO 2023 DO PROGRAMA JOVEM SENADOR. REPÓRTER GABRIELA PEREIRA:
O Programa Jovem Senador é destinado a estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. Para participar, é preciso estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, ter no máximo 19 anos até o dia 31 de dezembro de 2023 e contar com disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25 de agosto de 2023, que acontecerá em Brasília.
A diretora de Relações Públicas do Senado, Ana Lucia Novelli, falou sobre a importância do projeto na democratização do conhecimento das atividades legislativas.
Um programa de educação política, porque a gente consegue é atrair jovens que são interessados pelo mundo da política e que na maioria das vezes, tem nenhum contato com esse universo. Então a gente apresenta na prática, é por uma perspectiva, é muito institucional, de como é de fato, fazer a política aqui em Brasília.
Por meio de um concurso de redação, são escolhidos 27 estudantes, um por estado e pelo Distrito Federal, para participar da vivência legislativa. O tema da redação em 2023 é: “Saúde mental nas escolas públicas”. As inscrições vão até 5 de maio. Para outras informações acesse: senado.leg.br/jovemsenador
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.