Boletim.leg - edição das 14h
Destaques: Senado terá comissão externa e força-tarefa para acompanhar saída de garimpeiros de terras Yanomami. Senadores se solidarizam com vítimas de terremoto na Turquia e Síria.
Transcrição
SENADO TERÁ COMISSÃO EXTERNA E FORÇA-TAREFA PARA ACOMPANHAR SAÍDA DE GARIMPEIROS DE TERRAS YANOMAMI
O presidente Rodrigo Pacheco vai chamar uma reunião com o ministro da Justiça, com o ministro da Defesa, com o procurador-geral da República para que todos montem uma força-tarefa
SENADORES SE SOLIDARIZAM COM VÍTIMAS DE TERREMOTO NA TURQUIA E SÍRIA
... EU SOU ______________________ E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
SENADO TERÁ COMISSÃO EXTERNA E VAI INTEGRAR FORÇA-TAREFA PARA A RETIRADA DOS GARIMPEIROS DAS TERRAS YANOMAMI. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN
SENADORES MANIFESTAM SOLIDARIEDADE AO POVO TURCO E SÍRIO PELAS MAIS DE CINCO MIL MORTES PROVOCADAS POR TERREMOTOS NOS DOIS PAÍSES. REPÓRTER IARA FARIAS BORGES.
JÁ PASSAM DE CINCO MIL O NUMERO DE MORTOS PELO TERREMOTO QUE ATINGIU A SÍRIA E A TURQUIA NA MADRUGADA DESSA SEGUNDA-FEIRA.
OS SENADORES MANIFESTARAM SOLIDARIEDADE AO POVO TURCO E SÍRIO. REPÓRTER IARA FARIAS BORGES.
Senadores manifestaram solidariedade aos sírios e turcos pelo terremoto que atingiu a região central da Turquia e o noroeste da Síria, com outros tremores secundários. Já são mais de cinco mil mortos até o momento. Ao enviar condolências às famílias das vítimas, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse pelo Twitter esperar que os países se mobilizem rapidamente para prestar ajuda. O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, ressaltou que é momento de ajuda humanitária de todo o mundo aos povos turco e sírio.
Estamos todos chocados, o mundo chora. É muito, muito triste. Fica a nossa solidariedade e as nossas orações. É um momento de muita ajuda humanitária. Ninguém, ninguém, pode se omitir. Que mais países façam a sua parte neste sentido. Toda a ajuda à Turquia e à Síria!
Também prestaram solidariedade os senadores Astronauta Marcos Pontes, de São Paulo, e Magno Malta, do Espírito Santo, ambos do PL; e os petistas Fabiano Contarato, do Espírito Santo, e Humberto Costa, de Pernambuco.
AUTOR DO PROJETO QUE DEU ORIGEM À LEI DA AUTONOMIA DO BANCO CENTRAL REPUDIOU DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE LULA CONTRA POLÍTICA DE JUROS DA INSTITUIÇÃO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
AUTOR DO PROJETO QUE DEU ORIGEM À LEI DA AUTONOMIA DO BANCO CENTRAL REPUDIOU DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE LULA CONTRA POLÍTICA DE JUROS DA INSTITUIÇÃO.
SENADOR PLÍNIO VALÉRIO DIZ QUE QUE ATAQUES AO BACEN DEMONSTRAM IMPORTÂNCIA DE MANTER CONTROLE DA INFLAÇÃO LONGE DA POLÍTICA. LÍDER DO GOVERNO, JAQUES WAGNER, DIZ QUE PRESIDENTE APENAS ESTÁ MANIFESTANDO UMA OPINIÃO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
O senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, teme que por trás das críticas esteja algum plano de Lula para mexer no presidente do Bacen, Roberto Campos Neto.
E nós não vamos referendar uma maluquice dessa. A autonomia do Banco Central deu certo. O PT está magoado, está chateado porque não vai poder emitir moeda. Baixar juros é emitir moeda. E graças à autonomia do Banco Central o Brasil foi salvo, já imaginou, o petista, com essa loucura dele, levar o país à inflação.
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner, do PT da Bahia, no entanto, diz que o presidente Lula está apenas externando uma opinião mas que vai respeitar o comando do Bacen, assim como o fez nos seus outros dois governos.
Ele tem mandato, não vai usurpar o mandato. Na minha opinião não tem sentido. Ele tem o mandato. Não vejo como atitude do presidente romper com a legalidade. Algumas coisas ele vai naquilo que é direito dele, vai tentar trabalhar pra mudar.
O mandato de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central vai até dezembro de 2024. O Comitê de Política Monetária do Banco Central é responsável por fixar a taxa de juros de referência da economia, a Selic.
A MESA DO SENADO DECIDIU MANTER AS VOTAÇÕES REMOTAS APENAS PARA CASOS EXCEPCIONAIS.
TAMBÉM FOI DECIDIDO PELA RETOMADA DO FUNCIONAMENTO DAS COMISSÕES MISTAS DAS MEDIDAS PROVISÓRIAS.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.