Ir para conteúdo principal

Para enfrentar queimadas, especialistas cobram recursos para órgãos ambientais

26/09/2024, 08h41

O crescente número de queimadas foi discutido em Plenário por senadores e especialistas na quarta-feira (25). Eles defenderam mais fiscalização, comprometimento com acordos internacionais e mais recursos para órgãos ligados ao meio ambiente. 

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), autor do requerimento para realização do debate (RQS 650/2024), conduziu a sessão. Ele disse que os incêndios são consequência das mudanças climáticas e da irresponsabilidade humana. O senador chamou a atenção para as queimadas na Região Centro-Oeste, que comprometem várias nascentes de rios importantes para o Brasil. Ele apontou os impactos para a fauna e para a flora, além das dimensões econômica e social. Para a presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA, senadora Leila Barros (PDT-DF), observou que o Brasil é dos países que mais tem sofrido com as mudanças climáticas.

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, disse que a conjunção das ondas de calor e da falta de chuva com os incêndios criminosos torna o momento muito delicado para o país. Segundo ele, os órgãos de proteção ambiental estão em fase de reconstrução, após anos de desmonte, e é preciso modificar a legislação para punir mais severamente os autores de incêndios criminosos.

Proposições legislativas

RQS 650/2024

Últimos vídeos



Mais vistos