Congresso é iluminado de verde para alertar para preservação do meio ambiente

Da Comunicação Interna | 02/06/2023, 11h10

O Senado inaugurou nesta quinta-feira (1º) uma iluminação especial na cúpula do Palácio do Congresso para marcar o Junho Verde. A campanha foi instituída na Casa pela Resolução 14, de 2020, que estabelece o objetivo de divulgar a "conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais". O prédio ficará na cor verde até o final do mês.

A campanha coincide também com o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 5 de junho, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2023, a data completa 50 anos desde que foi instituída.

Em 2022, o Senado também aprovou a Lei 14.393, de 2022 que inclui o Junho Verde nas ações da Política Nacional de Educação Ambiental. A lei determina que a campanha tem objetivo de "desenvolver o entendimento da população acerca da importância da conservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos e do controle da poluição e da degradação dos recursos naturais, para as presentes e futuras gerações".

O primeiro período da iluminação vai até segunda-feira (5). Nos dias seguintes, outras campanhas de diferentes cores temáticas serão contempladas. O verde será retomado em 10 e 11 de junho e, em seguida, de 20 a 30 de junho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)