Comissão do Hidrogênio Verde deve visitar projetos de produção no RN

Da Agência Senado | 31/05/2023, 18h27

A Comissão Especial para Debate de Políticas Públicas sobre Hidrogênio Verde (CEHV) aprovou em votações simbólicas quatro requerimentos, durante reunião nesta quarta-feira (31). Um deles (REQ 03/2023), apresentado pelo relator do colegiado, senador Otto Alencar (PSD-BA), sugere audiência pública sobre hidrogênio verde no Rio Grande do Norte, em data a ser agendada, com a presença de órgãos governamentais, do setor produtivo e do terceiro setor, seguida de visita externa a projetos de produção de energia limpa no estado.

O presidente da CEHV, senador Cid Gomes (PDT-CE), apresentou dois requerimentos. O primeiro, o REQ 05/2023, inclui convite a representante da empresa química Unigel para a audiência pública do colegiado agendada para 7 de junho, que é dedicada a financiamento do parque produtivo de hidrogênio no Brasil. Cid ressaltou que a Unigel anunciou a construção da primeira fábrica de hidrogênio verde do Brasil em escala industrial.

O segundo requerimento de Cid, (REQ 06/2023), prevê diligência externa, em 7 de julho, na fábrica experimental de hidrogênio do Parque Tecnológico Itaipu Brasil. O requerimento atende a convite da Itaipu Binacional. Atendendo a sugestão do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), a comissão acrescentou visita ao projeto de bateria de sódio do Parque Tecnológico.

— [Essa bateria] tem uma performance um pouco menor que a de lítio, mas possui uma vantagem muito grande no alcance de temperatura, tanto negativa quanto positiva. Pode ser uma vantagem muito interessante em termos de aplicação para espaço ou outros ambientes que exijam essa maior amplitude — explicou Pontes.

Os membros da CEHV também aprovaram convite a representante da usina de Itaipu, em data a ser definida, para participar de audiência pública, com o acréscimo dos nomes de Flávio Souza, Flávio Coral, Laura Porto, Paulo Miranda, Mateus Chagas e Daniel Lopes, no REQ 01/2023. A audiência será dedicada à discussão com especialistas e pesquisadores.

A comissão especial sobre hidrogênio verde foi criada em 14 de março pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com o objetivo de fomentar o hidrogênio verde como fonte energética no Brasil . Segundo o ato de Pacheco, é preciso avaliar políticas públicas e priorizar as propostas em tramitação no Congresso sobre o tema. A comissão é temporária e vai funcionar em 2023 e 2024.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)