Senado celebra Junho Verde e projeta imagens pelo Dia do Meio Ambiente

Da Comunicação Interna | 03/06/2024, 17h32

A cúpula e Anexo 1 do Senado estão iluminados de verde desde sábado (1º) para marcar a campanha Junho Verde, de  conscientização sobre sustentabilidade. A campanha, celebrada no mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), foi instituída no Senado em 2020 com o objetivo de promover ações sobre a importância da preservação dos recursos naturais (Resolução 14/2020).

A iluminação foi proposta pela Comissão de Meio Ambiente (CMA), por meio da presidente, senadora Leila Barros (PDT-DF).

Seminário 

Em 2024, a campanha Junho Verde também celebra os 25 anos da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea). Para comemorar a data, o Senado vai sediar um ciclo de debates, nesta terça (4), a partir das 14h, e quarta-feira (5), a partir das 9h, no Auditório Petrônio Portella. O evento é promovido pela CMA em parceria com a Comissão de Educação (CE). A abertura do evento será em sessão especial no Plenário do Senado nesta terça, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pela TV Senado. 

A situação atual da educação ambiental (EA), o futuro da EA no Brasil e estratégias de enfrentamento à descontinuidade das políticas públicas de EA são alguns dos temas da programação. 

Estabelecida pela Lei 9.795 de 1999, a Pnea institui a educação ambiental como componente essencial e permanente na sala de aula. O tema deve estar presente de forma articulada em todos os níveis de ensino, bem como em atividades não formais de educação e conscientização pública.

Dia do Meio Ambiente

Nesta quarta-feira, o Congresso Nacional receberá uma projeção em vídeo para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. As torres serão tela para imagens de animais da fauna brasileira, grãos típicos do plantio nacional, ambientes de floresta e fundo do mar, com a mensagem "Juntos e juntas por um mundo sustentável".

O vídeo foi desenvolvido pela equipe da Secretaria de Relações Públicas do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)