Visconde de Porto Seguro pode se tornar Patrono da Historiografia Brasileira

Da Agência Senado | 08/04/2024, 16h47

Autor de importantes livros na área de História e defensor da criação de Brasília, Francisco Adolfo de Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro, pode ser declarado Patrono da Historiografia Brasileira. Projeto (PL 1058/2024) com esse objetivo foi apresentado pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) e será analisado na Comissão de Educação (CE). 

Nascido em 17 de fevereiro de 1816, nos arredores de Sorocaba (SP), Varnhagen foi agraciado, em 1872, com o título de Barão e, em 1874, com o de Visconde de Porto Seguro, uma  homenagem por suas pesquisas relacionadas a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. 

“Sua grande obra são os dois volumes da História Geral do Brasil até a Independência, publicados entre 1854 e 1855. A publicação assegurou-lhe lugar de destaque na historiografia nacional”, aponta a senadora.

Varnhagen também comandou, em 1877, a primeira expedição científica para a localização e a mudança da então capital federal do Rio de Janeiro para o Planalto Central.

“No último e mais importante artigo de sua carreira – A questão da capital: marítima ou no interior –, Varnhagen descreveu com detalhes a expedição empreendida até a chegada à bela região situada no triângulo formado pelas três lagoas Formosa, Feia e Mestre d’Armas. A experiência de Varnhagen como militar, pesquisador, diplomata, historiador e homem público deram-lhe as condições intelectuais e  profissionais para, em meados do século XIX, identificar desafios e convertê- los em soluções a partir de perspectivas inovadoras e voltadas para o futuro”, acrescentou a senadora, no texto do seu projeto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)