Kajuru pede que PF investigue dono do Botafogo

Da Agência Senado | 02/04/2024, 15h04

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) informou ao Plenário nesta terça-feira (2) que enviou à Polícia Federal um ofício com um pedido de investigação contra o empresário John Textor, dono do Botafogo desde 2022 por meio de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Textor fez acusações de manipulação de jogos envolvendo os times do São Paulo e do Palmeiras.

Segundo o empresário, cinco jogadores do São Paulo teriam facilitado um jogo para o Palmeiras, em outubro do ano passado, pelo campeonato brasileiro. A partida em questão terminou 5 a 0 para o Palmeiras, que acabou sendo campeão ao fim do campeonato. Kajuru também disse que Textor acusou o Palmeiras de subornar a arbitragem.

O senador, que fez carreira como jornalista esportivo, ressaltou que Textor não apresentou provas das denúncias nas instâncias esportivas, mas teria enviado essas provas para o Ministério Público. Kajuru também informou que Palmeiras e São Paulo já anunciaram medidas judiciais contra Textor. De acordo com o senador, o dono do Botafogo também já havia dito ter uma gravação de um árbitro cobrando propina, mas nunca teria apresentado a suposta gravação. Kajuru ainda disse que a CPI da manipulação de jogos de futebol precisa iniciar logo seus trabalhos e convocar John Textor para prestar informações sobre as denúncias.

— Se [as denúncias] forem verdadeiras, ele tem que ser aplaudido. Mas se forem mentirosas, ele tem que ser banido do futebol — afirmou Kajuru, que se disse muito irritado com as denúncias sem provas.

Democracia e autismo

Em outro momento de seu discurso, Kajuru ainda defendeu a democracia e a liberdade de imprensa e condenou as ditaduras. Pouco antes de seu pronunciamento, o Plenário do Senado foi palco de uma sessão especial para celebrar a democracia e condenar o regime militar (1964-1985).

Kajuru lembrou ainda  que 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. Segundo Kajuru, uma a cada 36 crianças de até 8 anos é autista. O parlamentar pediu uma reflexão sobre o preconceito contra os autistas e informou que tem, em Goiás, quatro centros de apoio a crianças autistas e pacientes de diabetes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)