TV Senado e TV Cultura lançam série sobre o papel do Senado na história

Da Agência Senado | 22/03/2024, 17h01

Na esteira da comemoração dos 200 anos do Senado Federal, a TV Senado e TV Cultura lançam neste ano a série Senado, a História que Transformou o Brasil. Na segunda-feira (25) estreia o trailer da série, versão de 3 minutos. A peça será exibida na sessão especial Senado 200 anos marcada para começar às 15h.

A versão mais longa do trailer, que tem duração de 15 minutos, vai ao ar logo após a sessão na programação da TV Senado. A TV Cultura estreia a peça em sua emissora também na segunda-feira.

O Senado, por meio da TV Cultura, produz a série documental de sete episódios é escrita e dirigida por Luiz Bolognesi, codirigida por Laís Bodanzky e apresentada pela cantora e atriz baiana Larissa Luz. A série tem lançamento previsto para setembro na TV Senado, na TV Cultura e na plataforma Cultura Play.

Sob perspectiva histórica, mas também atual, a série aborda o papel do Senado na estabilização democrática, na manutenção do território brasileiro, na representação dos estados e na recepção de demandas da sociedade, seja de forma direta ou por meio de grupos organizados.

A série vai mostrar como a atuação do Senado transformou e transforma a vida dos brasileiros e do país todos os dias. Da discussão e votação das leis abolicionistas até o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288, de 2010); da conquista do voto feminino à lei que garante igualdade no mercado de trabalho para homens e mulheres (Lei 14.611, de 2023); do Código de Menores ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 1990); a universalização da educação, a proteção do meio ambiente, os benefícios sociais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: