Trad defende projeto para humanizar atendimento em maternidades

Da Agência Senado | 21/03/2024, 13h13

Em pronunciamento no Plenário nessa quarta-feira (20), o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) pediu apoio dos colegas parlamentares para a aprovação de um projeto de lei de sua autoria. O PL 7/2024 prevê que as maternidades das redes pública e privada tratem de forma mais humanizada as mães que acabaram de perder seus bebês, reservando para elas leito ou alas separadas. O senador, que é médico, revelou que a iniciativa surgiu a partir de uma experiência pessoal ao presenciar “o sofrimento de uma mãe nessa situação”.

— A partir do momento em que foi publicizada essa intenção, recebemos várias comunicações de vários setores da sociedade, aplaudindo a iniciativa, principalmente daquelas pessoas que passaram por isso, porque não se dimensiona o tamanho da dor de uma mãe que perde o filho que estava sendo gerado antes do processo natural da sua conclusão — disse.

O senador também destacou a urgência da implantação de uma UTI neonatal na Santa Casa de Corumbá (MS). O parlamentar se comprometeu a buscar recursos, por meio de emenda parlamentar, para garantir atendimento adequado às crianças da região.

— Corumbá é o portal de entrada do Pantanal e atende várias regiões em volta no que tange ao atendimento à saúde. Não poderia deixar de dar essa atenção a isso, conforme nós estamos aqui testemunhando — enfatizou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)