Senado celebra Dia Internacional da Síndrome de Down nesta quinta

Da Agência Senado | 18/03/2024, 18h47

O Dia Internacional da Síndrome de Down será lembrado em sessão especial no Plenário do Senado na quinta-feira (21). A intenção é conscientizar a população sobre questões fundamentais relacionadas à inclusão das pessoas com Down e combater o capacitismo (discriminação contra pessoas com deficiência) na sociedade. A sessão está marcada para as 9h.

O pedido para a sessão especial é do senador Romário. No requerimento (RQS 113/2024), aprovado em fevereiro pelo Plenário, o parlamentar afirma que a sessão servirá também para celebrar as conquistas e a resiliência das pessoas com Síndrome de Down. Romário é pai de Ivy, de 18 anos, que tem a síndrome.

“O tema deste ano, ‘Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo’, reflete a urgência e a relevância de desafiar os preconceitos e estigmas que frequentemente cercam as pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências. Através desta sessão, buscamos não apenas elevar suas vozes e histórias, mas também destacar a importância de construir uma sociedade mais inclusiva e justa para todos os cidadãos, independentemente de suas diferenças”, diz o senador no requerimento.

O dia 21 de março foi escolhido por representar a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, que causa a síndrome. A data é oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)