Rogério Carvalho pede que CNMP investigue atuação do Ministério Público em Sergipe

Da Agência Senado | 07/03/2024, 10h28

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) pediu, em pronunciamento na quarta-feira (6), que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) investigue a atuação do Ministério Público Federal de Sergipe e do Ministério Público estadual. Segundo o parlamentar, o estado vive uma situação em que “as pessoas são informadas de que serão investigadas e presas por conta de sua posição política e ideológica”.

— Não é natural uma pessoa chegar ao meio da rua e dizer para um ex-prefeito que ele vai ser preso no dia seguinte ou anunciar que alguém vai ser preso, se essa pessoa não é autoridade policial, é apenas um adversário político. E se concretiza, no dia seguinte, a prisão daquela pessoa que fora ameaçada.

Rogério também afirmou que a delegacia responsável por investigar corrupção e atos que lesem o patrimônio público de Sergipe age “seletivamente”, perseguindo adversários do governador Fábio Mitidieri.

— E, na sequência, em algumas comarcas, determinados promotores agem em torno daquele ou daquela que se coloca como adversário do governador. [...] Eu quero aqui chamar a atenção do Conselho Nacional do Ministério Público. É sabido que, no meu estado, conselheiros do Tribunal de Contas chamam políticos que exercem mandatos de prefeitos ou prefeitas e dizem que aquele político tem que assinar esta ou aquela ficha de filiação, sob pena de ser investigado, sob pena de ser perseguido, sob pena de ser condenado. Isso é muito grave.

O senador disse que encaminhará a denúncia ao CNMP e solicitar providências no sentido de observar o que vem acontecendo no estado. Rogério destacou que o papel do Ministério Público é fundamental para o Estado Democrático de Direito e lamentou o fato das garantias que protegem o cidadão e as liberdade políticas e individuais não estarem sendo vigiadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)