Paim destaca a importância do cuidado com os idosos

Da Agência Senado | 06/03/2024, 17h00

O senador Paulo Paim (PT-RS) ressaltou em pronunciamento nesta quarta-feira (6) a importância de uma abordagem mais atenciosa em relação aos idosos. Para o senador, o cuidado com essa parcela da população reflete diretamente no futuro do jovem de hoje, que “será o idoso de amanhã”.

O senador mencionou artigo da Coluna Repórter Brasília, assinada pelo jornalista Edgar Lisboa no o Jornal do Comércio de Porto Alegre, que abordou os principais desafios enfrentados pela população idosa. A coluna cita a opinião do gerontólogo Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil, na criação do conceito de "cidade amiga do Idoso". No entanto, Paim lamentou o fato de que apenas 26 cidades no país atendem aos critérios para essa designação, destacando a necessidade de priorizar políticas públicas em todos os níveis governamentais:

— Uma cidade só é considerada amigável se atender a oito aspectos da vida urbana: espaços abertos e prédios, transportes, moradia, participação social, respeito à inclusão social, participação cívica e emprego, comunicação e informação, apoio comunitário, serviço de saúde e também de educação.

Conforme o parlamentar, "o idoso estuda, sim". Paim explica que os anos vão passando e o idoso procura se atualizar. No caso do transporte, a cidade candidata precisa preencher, entre outros requisitos, tarifas baixas, assentos preferenciais e motoristas gentis:

— Com ônibus superlotados e motoristas mal-educados, sem chances, essa cidade nunca será uma cidade amiga do idoso.

Além disso, o senador enfatizou o papel fundamental do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741, de 2003), como uma das maiores conquistas do país, mas assinalou a necessidade de efetivação e aplicação prática da lei. A norma, cujo projeto foi apresentado por ele quando era deputado federal, garante uma série de direitos à população a partir dos 60 anos de idade e prevê punições a quem os desrespeita:

— O estatuto possui 118 artigos que tratam dos direitos fundamentais, como saúde, alimentação, previdência social, moradia, emprego, transporte, assistência social, medidas protetivas, acesso à Justiça. O Estatuto da Pessoa Idosa é, sem dúvida, uma das maiores conquistas do país, mas sublinho: o país precisa colocá-lo efetivamente em prática; a sociedade precisa se apropriar desse instrumento de cidadania e de bem-viver. Ele beneficia mais de 30 milhões de pessoas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)