Mecias alerta para situação de emergência com a seca em Roraima

Da Agência Senado | 28/02/2024, 10h48

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), em pronunciamento no Plenário na terça-feira (27), chamou a atenção para a forte seca que atinge Roraima. O senador ressaltou que o estado lidera o número de queimadas no país em 2024, com mais de 22% dos focos registrados. Ele alertou para a situação de nove municípios de Roraima, que decretaram estado de emergência devido aos danos provocados pela estiagem.

— Roraima, enfrenta uma das piores estiagens de sua história, comprometendo severamente o abastecimento de água. O governo de Roraima tem tomado medidas paliativas, como o envio de carros-pipa e a perfuração de novos poços artesianos, devido ao esgotamento de reservatórios de águas — lamentou.

O senador apontou que a escassez de chuvas coloca em risco a vida dos animais e a segurança hídrica da população, além de causar “prejuízos incalculáveis” à agricultura e à pecuária. O parlamentar também criticou a falta de ação dos órgãos federais, especialmente a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), responsável pelos cuidados das populações indígenas, que, em sua opinião, permanece inativa diante da crise. Ele também enfatizou a importância de prover assistência às 13 etnias afetadas.

— São dezenas de pequenos e médios produtores perdendo 100% dos seus produtos e de suas criações. Dá dó, é sofrimento ver pequenos produtores, pais de famílias, ver suas terras queimadas, seus produtos acabados, destruídos, e a sua criação sendo totalmente deteriorada, exterminada, em função do fogo — disse.

Crédito rural

Além disso, o parlamentar pediu apoio ao projeto de sua autoria que autoriza a prorrogação do pagamento de financiamentos relacionados a operações de crédito rural nos municípios em que tenha sido declarado estado de calamidade ou situação de emergência, reconhecidos em ato oficial do munícipio, Distrito Federal, estado ou governo federal, em virtude de situação de seca ou estiagem extremas (PL 397/2024).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)