Rio de Janeiro pode ganhar título de Capital Nacional do Voo Livre

Da Agência Senado | 07/02/2024, 08h35

Sede da rampa de decolagem mais antiga do Brasil e palco pioneiro para voos de asa delta e parapente, o município do Rio de Janeiro pode receber o título de Capital Nacional do Voo Livre. Projeto com esse objetivo foi apresentado pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ). A proposta (PL 6.150/2023) ainda será encaminhada para a análise de comissões.

Conforme definição da Agência Nacional de Aviação Civil, o voo livre é uma modalidade de esporte radical de alto risco, fortemente dependente das condições meteorológicas e geográficas locais, e pode ser realizado em asa delta ou parapente. O esporte chegou ao Brasil em 1974, quando o piloto francês Stephan Segonzac decolou com uma asa delta do alto do Corcovado. O Rio de Janeiro também sediou, em 1975, o 1º Campeonato Brasileiro de Voo Livre.

Portinho destaca que a capital fluminense é considerada um dos melhores locais do mundo para a prática de voo livre. 

“A cidade tem diversas rampas de voo livre, sendo a mais famosa delas a Rampa de Voo Livre da Pedra Bonita. Essa rampa de decolagem é a mais antiga do Brasil e recebe todos os anos milhares de visitantes. Situada a uma altitude de 517 metros, é parte integrante de uma grande área de preservação ambiental dentro do Parque Nacional da Tijuca”, acrescentou.

O senador apontou ainda que o voo livre é uma das atividades turísticas mais populares da cidade, que oferece desde voos duplos para iniciantes até voos de competição para pilotos experientes. 

“A concessão do título de Capital Nacional do Voo Livre à cidade do Rio de Janeiro consolidará o reconhecimento nacional e internacional da Cidade Maravilhosa como espaço privilegiado para a prática desse esporte”, afirma Portinho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)