Lei cria Dia do Físico, celebrado em 19 de maio

Da Agência Senado | 29/12/2023, 13h39

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou no último dia 22 a Lei 14.769, de 2023, que institui 19 de maio como o Dia Nacional do Físico. A norma reconhece as contribuições dos físicos para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

A data escolhida marca a publicação, em 1905, do artigo do físico Albert Einstein que definiu a Teoria da Relatividade. Após reconhecimento da Unesco, o dia passou a ser comemorado em vários países.

O Dia Nacional do Físico será comemorado anualmente e servirá como oportunidade para escolas, universidades e instituições científicas promoverem eventos, palestras e atividades que destaquem a importância da física no dia a dia da população.

Com relatoria do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), o PL 3.441/2021, que originou a lei, foi aprovado em decisão final na Comissão de Educação (CE) em novembro.

"A física está presente em absolutamente tudo o que fazemos. Ela nos propiciou avanços, conquistas e inventos como o telescópio Hubble, laser, transístor, usos de energia nuclear, os circuitos eletrônicos e a ressonância magnética. No enfrentamento dos desafios da interdisciplinaridade, a disciplina se articula cada vez mais com outras áreas do conhecimento, a exemplo das engenharias, matemática e ciências da computação, biologia e saúde, ciências humanas e sociais", afirma o relatório de Pontes, lido na CE pelo senador Esperidião Amin (PP-SC).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)