Aprendizado e desafios são apresentados em seminário da Rede Equidade

Da Comunicação Interna | 11/12/2023, 18h59

O 2º Seminário de Direitos Humanos na Gestão Pública: diversidade, equidade e inclusão reuniu, de forma remota, diversos órgãos públicos nesta segunda-feira (11) para compartilharem boas práticas relacionadas ao tema.  O evento contou com três painéis: o primeiro dedicado à governança e às estratégias inclusivas no poder público; o segundo sobre gestão inclusiva; e o terceiro sobre a relação dos direitos humanos com a sociedade. A iniciativa da Rede Equidade, que é liderada pelo Senado e conta com a participação de mais 17 instituições públicas, teve transmissão ao vivo e está disponível no canal do Tribunal de Contas da União (TCU) no YouTube. 

Na abertura, a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, enalteceu o fortalecimento do grupo em pouco mais de um ano de existência. Segundo ela, as estatísticas comprovam que ainda há um longo caminho para que as instituições públicas atinjam equidade e que cabe a todas as entidades se esforçarem para a mudança dessa realidade.

— Por muito tempo, o Senado foi eficiente em [criar] políticas internas, mas não em compartilhá-las com os órgãos irmãos. Foi ao reconhecer isso que surgiu a ideia de fazermos a Rede. Obrigada a cada um e a cada uma por provarmos que podemos ser mais competentes em compartilhar nossas ideias e por nos ladear nessa busca por equidade, diversidade e inclusão. Que nossos órgãos sejam mais meritórios e vinculados aos desejos da sociedade brasileira.

Um do avanços alcançados pela rede e apresentados durante o seminário foi o Modelo de Inclusão da Diversidade e Equidade (IDE), pensado para ajudar cada instituição participante a acompanhar seus progressos nesse tema e atingir suas metas.

— Esse modelo pode ser acessado por qualquer instituição na página da Rede Equidade. Esse instrumento deve servir como parâmetro para as instituições aferirem o grau de maturidade que elas têm nesse caminhar, na implementação de uma política institucional voltada aos critérios de inclusão com foco no gênero e raça — explicou o assessor jurídico-chefe da vice-procuradoria-geral do Trabalho, Rodrigo Moraes, um dos desenvolvedores da métrica.

Adesão

Para aderir à rede equidade, qualquer órgão ou empresa pública — federal, estadual ou municipal —, pode enviar e-mail para rede.equidade@senado.leg.br com as seguintes informações:

  • Nome da instituição;
  • CNPJ, endereço físico, e-mail para contato;
  • Nome e cargo de quem assinará o referido termo.

Entidades da sociedade civil, especialistas e técnicos também podem participar na condição de colaboradores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: