Confúcio lamenta seca na Amazônia e aponta importância da proteção ambiental

Da Agência Senado | 29/11/2023, 09h19

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) chamou a atenção para a forte seca que atinge a região da Amazônia. Em pronunciamento na terça-feira (28), o parlamentar manifestou preocupação com a situação de Rondônia, onde os rios antes caudalosos estão quase secos. Segundo Confúcio, o reservatório de água da cidade de Espigão D'Oeste secou, deixando 30 mil habitantes sem água.

— Há um aquífero que abastece quase todos os rios do estado de Rondônia. Todos os rios nascem no mesmo lugar, nascem no mesmo ponto. O rio Pacaás, o rio Cautário, o rio Urupá, o rio Jamari, o rio Candeias, o rio Santa Cruz e todos os demais rios nascem ali. Então, agora, vocês vejam bem: tem gente invadindo, desmatando, querendo desmatar ou desmatando, invadindo áreas do único aquífero de onde nascem todos os rios do estado de Rondônia. Isso é um crime bárbaro!

O parlamentar também observou que a calamidade da seca também levou à impossibilidade de pesca na região. Ele destacou que situação das colônias de pescadores dos estados de Rondônia, Acre e Amazonas levou o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a liberar um auxílio de R$ 2,6 mil para cada pescador nas regiões que estão em calamidade por escassez de água.

Confúcio Moura sublinhou que é preciso levar a política ambiental a sério.

— Muita gente fala que a política ambiental atrapalha o desenvolvimento. Muitos falam e criticam as leis ambientais, acham que estão atrapalhando o crescimento econômico do Brasil. Pelo contrário, a política de preservação ambiental, a criação de reservas, parques, estações ecológicas, florestas nacionais, tudo isso são áreas de proteção [necessárias e] existentes em qualquer estado da Federação — afirmou o senador, apontando para a escassez de água provocada pela destruição do meio ambiente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)