Senado vai homenagear delegados e peritos criminais

Da Agência Senado | 21/11/2023, 20h34

O Senado vai homenagear profissionais fundamentais para o funcionamento da Justiça. O Plenário aprovou nesta terça-feira (21) requerimentos para comemorar o Dia Nacional do Delegado de Polícia e o Dia do Perito Criminal em sessões especiais. As datas serão agendadas pela Secretaria-Geral da Mesa.

O Dia Nacional do Delegado de Polícia é celebrado em 3 de dezembro. Foi nessa data, em 1841, que o imperador Dom Pedro II instituiu o cargo de chefe de polícia na Corte e também nas províncias imperiais. A celebração no Senado atende a pedido do senador Humberto Costa (PT-PE). Ele aponta no requerimento (RQS 963/2023) que delegados e delegadas se destacam por estarem sempre à disposição do cidadão:

“Apresentamos este requerimento para que possamos homenagear as mulheres e os homens que estão à frente dessa luta em defesa da cidadania e da segurança da sociedade brasileira, para que este Senado Federal consiga agradecer a essas heroínas e esses heróis da Polícia Judiciária brasileira”, apontou.

Já o Dia do Perito Criminal é comemorado em 4 de dezembro, data de nascimento do patrono da perícia criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho. A sessão especial foi sugerida pelo senador Sérgio Moro (União-PR) por meio do RQS 1.040/2023:

“A importância dos peritos criminais reside na aplicação de métodos científicos rigorosos, que não apenas elucidam casos, mas também promovem a justiça, evitam erros judiciais e contribuem para a segurança pública, consolidando esses profissionais como pilares fundamentais do sistema de justiça criminal”, diz Moro no requerimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)