Sancionado reforço de R$ 22,9 milhões para Ciência, Tecnologia e Inovação

Da Agência Senado | 26/10/2023, 11h16

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (26), após sanção pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei 14.706, que libera o reforço de crédito especial de R$ 22,9 milhões para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O PLN 13/2023, do Poder Executivo, teve voto favorável do relator, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO).

A quantia vai custear despesas com monitoramento, regulação e fiscalização da segurança nuclear e proteção radiológica das atividades de instalações nucleares e outras fontes de radiação.

Os recursos serão remanejados do Ministério de Minas e Energia para o Ministério da Ciência e Tecnologia, sem impacto nas metas fiscais, de acordo com o Executivo.

O aporte financeiro vai para a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), uma vez que o presidente da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear ainda não foi nomeado e, assim, o órgão não pode funcionar, conforme determina a Lei 14.222, de 2021, que criou a instituição.

Cabe à autoridade nuclear monitorar, regular e fiscalizar a segurança nuclear e a proteção radiológica das atividades e das instalações nucleares, materiais nucleares e fontes de radiação no território nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)