Indicação para embaixada no Kuwait é aprovada no Plenário

Da Agência Senado | 25/10/2023, 18h21

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (25) o nome do diplomata Rodrigo D’Araujo Gabsch para chefiar a embaixada brasileira no Kuwait (MSF 57/2023). Foram 53 votos a favor e 2 contrários, além de uma abstenção. A indicação já havia sido aprovada em sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE) no último dia 28 de setembro, sob relatoria do senador Fernando Dueire (MDB-PE).

Durante a sabatina, Gabsch lembrou que o Kuwait é dono da 9ª maior reserva de petróleo no mundo, correspondente a 6% do total mundial. Também destacou que o PIB kuwaitiano cresceu 8,1% em 2022. E disse que o objetivo da embaixada é retornar as trocas comerciais para patamares próximos ao alcançado em 2014, quando as trocas Brasil-Kuwait superaram US$ 1 bilhão.

Nascido em 1969, o diplomata graduou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro no ano de 1992, mesmo ano em que obteve Certificado de Prática da Língua Francesa pela Universidade de Nancy II, na França. Gabsch ingressou no Itamaraty um ano depois. No Brasil e no exterior, desempenhou diversas funções, como cônsul-adjunto em Nova York e segundo-secretário e encarregado de Negócios em Budapeste. Gabsch também foi assessor especial do ex-presidente da República José Sarney.

mapas_kuwait.png

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)