Dia Nacional do Ribeirinho, 6 de junho, é aprovado na Comissão de Educação

Da Agência Senado | 17/10/2023, 16h02

As populações ribeirinhas — que moram nas margens dos rios e vivem de atividades ligadas à natureza — terão uma data comemorativa. A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou, nesta terça-feira (17), o PL 3738/2021, que cria o Dia Nacional do Ribeirinho, a ser celebrado anualmente em 6 de junho.

Apresentada pelo senador Jader Barbalho (MDB-PA), a proposta recebeu parecer favorável do relator, senador Plínio Valério (PSDB-AM). Se não houver recurso para votação em Plenário, o texto será enviado para a Câmara dos Deputados.

O projeto prevê ações destinadas à educação, saúde e qualidade de vida da população ribeirinha e ressalta que o objetivo central é promover a conscientização sobre a importância de preservar a cultura e a identidade da população ribeirinha.

A data foi escolhida por ser um dia após o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho e, também, devido à importância dessas pessoas na preservação ambiental.

Ribeirinhos

Essas comunidades formam-se nas proximidades dos rios, principalmente na Amazônia. As principais atividades desses grupos são a pesca artesanal, a extração de produtos florestais, a caça e o cultivo de alimentos para consumo próprio.

“É indiscutível a importância do ribeirinho na preservação dos rios e das matas (...) Existe um elo entre estas populações e os ecossistemas. É nesta relação com a natureza que as populações tradicionais constroem todo seu modo de vida”, afirma Jader no projeto.

Já Plínio Valério ressaltou que as comunidades que vivem às margens dos rios enfrentam problemas como falta de saneamento básico e dificuldade de acesso a uma alimentação adequada. Ele reforçou que a instituição da data pode ajudar a chamar a atenção para os desafios vividos por essa população.

— Há pouca oferta de assistência médica e reduzidos agentes de saúde, sendo necessário percorrer longos trajetos a municípios vizinhos, caso seja preciso buscar tratamento em postos de saúde. Não há dúvida de que é relevante e meritória a instituição do Dia Nacional do Ribeirinho, pelo propósito de conscientização da sociedade acerca dos desafios e da importância desse povo para a Amazônia e para o país — disse Plínio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)