Forró pode ser reconhecido como manifestação da cultura nacional

Rodrigo Baptista | 10/10/2023, 16h23

Gênero musical que é símbolo do Nordeste, o forró está a um passo de ser oficialmente reconhecido como manifestação da cultura nacional. Projeto com esse objetivo, o PL 5.838/2019, foi aprovado pela Comissão de Educação (CE) em decisão final no último dia 3 e segue para sanção presidencial a partir de quarta-feira (11), quando se encerra o prazo para recurso. 

Apresentada pelo deputado Zé Neto (PT-BA), a proposta foi relatada pela senadora Teresa Leitão (PT-PE). Os parlamentares destacam que o forró nasceu a partir da mistura de ritmos tradicionais da região nordeste, como baião, xaxado e xote e que ganhou popularidade a partir do sucesso do compositor pernambucano Luiz Gonzaga, na década de 1940. Foi nesse período que Gonzagão compôs "Asa Branca" em parceria com Humberto Teixeira. A canção icônica já foi chamada de "hino do Nordeste".

Como justificativa para o projeto, o autor destaca que o forró deu voz e visibilidade ao povo nordestino, passando a fazer parte da identidade cultural brasileira. Teresa Leitão (PT-PE) concordou ao apresentar seu parecer favorável:

“Essa expressão artística desempenha um papel fundamental na preservação e celebração da diversidade cultural do país, sendo uma verdadeira jóia da cultura brasileira. Com sua mistura única de ritmos, histórias e melodias, o forró conquistou corações no Brasil e mundo afora”, apontou a senadora.

No relatório, Teresa Leitão enalteceu o ritmo e lembrou de diversos intérpretes que levaram a musicalidade para o mundo: Luiz Gonzaga, Genival Lacerda, Dominguinhos, Sivuca, Jackson do Pandeiro, Marinês, Gilberto Gil, Alceu Valença e Elba Ramalho, entre outros. 

A senadora ressaltou que além de sua influência cultural, o ritmo é importante para a economia brasileira. 

“Festivais de forró atraem turistas de todo o país e do mundo e injetam recursos nas comunidades locais, promovendo o desenvolvimento econômico dessas regiões”, argumenta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)