Senado inaugura Sala Senador Marco Maciel

Da Comunicação Interna | 04/10/2023, 16h14

Nesta quarta-feira (4), o Plenário 2 da Ala Nilo Coelho foi inaugurado com o nome Sala Senador Marco Maciel. A denominação é fruto do Projeto de Resolução do Senado (PRS) 38/2021, de autoria do senador licenciado Wellington Fagundes (PL-MT). 

A viúva do homenageado, Anna Maria Maciel, e cerca de uma dezena de familiares prestigiaram o evento. O senador Fernando Dueire (MDB-PE) afirmou que o grande público na inauguração é um reflexo de quem Marco Maciel foi: um político que agregava, nas palavras do parlamentar.

— Hoje é dia de saudade, dia de homenagear a vida que serviu a outras vidas e que se dedicou, de coração e alma, a Pernambuco, ao Nordeste e ao Brasil. Entre passagens e permanências, conto 16 senadores prestigiando o evento. Isso é Marco Maciel, esse homem que entendia que nós tínhamos visões de mundo diferentes, caminhos diferentes, mas o que importava era o bem, o espírito público em favor do país e da política — disse.

Para Wellington Fagundes, a trajetória política de Marco Maciel foi inspiradora.

— Eternizamos agora esse nome aqui nesta sala, reservada principalmente às CPIs, que têm o objetivo de esclarecer a população. Que esse ambiente seja também marcado pelo entendimento e pela busca na convergência nos debates dos grandes temas de interesse nacional — disse o autor da proposta de homenagem.

Também compuseram a mesa e discursaram em homenagem a Marco Maciel o senador Jayme Campos (União-MT), relator do projeto de resolução; a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (que, emocionada, se assumiu "macielista"); e o ex-secretário da Receita Federal e primo do homenageado, Everardo Maciel.

Vida dedicada à política

Nascido em 1940 no Recife, Marco Maciel atuou na política por 50 anos. Sua carreira começou enquanto cursava faculdade, ao presidir a União dos Estudantes de Pernambuco, em 1963. Três anos depois, em 1966, foi eleito deputado estadual.

De visão liberal, mas conciliador, foi um dos líderes da Frente Liberal, que apoiou a candidatura de Tancredo Neves. O movimento foi o embrião do Partido da Frente Liberal (PFL), atual Democratas. Tem três livros sobre liberalismo publicados. Elegeu-se deputado federal por três vezes, tendo presidido a Câmara dos Deputados, e foi senador por Pernambuco duas vezes. Foi vice-presidente da República nos oito anos de mandato do governo Fernando Henrique Cardoso.

Marco Maciel era conhecido na política pela discrição, influência e capacidade de negociação. Morreu em 2021, aos 80 anos, no Distrito Federal. Seu corpo foi velado no Salão Negro do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)