Izalci aponta omissão federal nos atos de 8/1 e cobra informações

Da Agência Senado | 04/09/2023, 20h01

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) apontou, em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (4), a omissão do governo federal nos ataques do dia 8 de janeiro. Segundo ele, o governo poderia ter evitado os atos de vandalismo, caso o general Marco Edson Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, não tivesse retido as informações que rececebeu. A afirmação do senador foi baseada no depoimento prestado nesta segunda-feira (4) pelo general Penteado em audiência na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Penteado era o segundo na hieraquia do GSI. 

Izalci observou que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) alertou o GSI, responsável pela segurança do Palácio do Planalto, sobre o planejamento dos ataques, no dia 6 de janeiro. Para ele, se as informações tivessem sido repassadas a tempo, seria possível acionar todas as forças de segurança e evitar os eventos daquele dia.

— Teve uma coincidência, tanto no DF quanto no governo federal, que foi exatamente a questão de estar de prontidão ou de sobreaviso... A nossa Polícia Militar foi colocada de sobreaviso e, coincidentemente, o GSI também colocou de sobreaviso a Força Nacional. E qual é a diferença? A diferença é que, quem está de sobreaviso, ainda mais [...] um domingo - de sobreaviso, os militares ficam normalmente, ou em sua residência, ou saem com a família, ou vão para um clube e, se acionados, têm que ir para casa, trocar de roupa, ir para o quartel e, do quartel, viriam aqui para a Esplanada, se fosse o caso. Quando é prontidão, as pessoas ficam exatamente no quartel, aguardando qualquer sinalização ou qualquer comando — explicou.

O parlamentar cobrou as filmagens feitas pelo Ministério da Justiça no dia e também disse que solicitou a quebra do sigilo telemático do ex-ministro G. Dias, o que inclui conversas no WhatsApp.

— O depoente [G. Dias], na quinta-feira, colocou o celular à disposição. Acredito que a Polícia Legislativa tenha apreendido o celular e espero que, com isso, a gente possa saber os diálogos que ocorreram no dia 8 de janeiro, porque foram apresentados diversos vídeos já, inclusive do próprio ministro Flávio Dino, alegando que, na prática, comunicou ao presidente Lula, que já sabia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Izalci Lucas