Pacheco manifesta solidariedade a PF baleado e defende 'condições dignas'

Da Agência Senado | 16/08/2023, 18h31

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, lamentou nesta quarta-feira (16) mais um episódio de violência no Brasil. Ele afirmou que o Estado Brasileiro e as instituições têm o dever de enfrentar a questão e garantir condições dignas de trabalho para as carreiras de segurança.

Pacheco manifestou solidariedade ao delegado da Polícia Federal (PF), Thiago Selling da Cunha, de 40 anos, que foi baleado na cabeça durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na cidade do Guarujá, no litoral de São Paulo, nesta terça-feira (15). Ele recordou também a morte do policial militar Patrick Bastos Reis, após ser baleado no final de julho também no Guarujá. Na avaliação de Pacheco, a violência é um problema crônico no país que atinge não apenas agentes de segurança, como também cidadãos que vivem em periferias e os brasileiros como um todo.

— Este Senado Federal se solidariza, nesse instante, com esse policial federal. E nos cabe uma reflexão também, não só em relação ao ambiente de violência que precisa ser repudiado, mas há, também, uma avaliação sobre as prerrogativas dos policiais, das carreiras jurídicas de um modo geral. Quantos promotores de justiça, policiais militares, policiais civis, policiais federais, agentes penitenciários da Polícia Penal, guardas municipais, juízes de direito, juízes federais, ao cumprirem sua missão são ameaçados, constrangidos, violentados e até mortos no dia a dia. O Estado brasileiro tem a obrigação de poder prover essas categorias e essas carreiras de segurança de treinamento, de equipamento e de condições dignas de remuneração — disse Pacheco.

 Os senadores Marcos Do Val (Podemos-ES), Esperidião Amin (PP-SC) e Jorge Seif (PL-SC) elogiaram o posicionamento do presidente do Senado.

—  É um registro oportuno de solidariedade aos agentes de segurança que são ameaçados pelo crime cada vez mais atrevido e aparelhado – disse Esperidião Amin. 

Inês Maria Neves

O presidente do Senado também manifestou solidariedade ao ex-senador e atual deputado federal Aécio Neves (PSDB) pela morte da mãe, Inês Maria Neves, na segunda-feira (14), em Belo Horizonte (MG). Ela tinha 84 anos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)