CPMI ouvirá policial jogada da cúpula do Congresso em invasão

Da Agência Senado | 09/08/2023, 12h53 - ATUALIZADO EM 09/08/2023, 15h20

A CPMI do 8 de Janeiro ouvirá o depoimento da cabo da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Marcela da Silva Morais Pinno, que chegou a ser jogada de uma altura de três metros da cúpula do Congresso Nacional no dia da invasão à Praça dos Três Poderes. O depoimento foi reagendado e não tem data confirmada.

Aprovados em 3 de agosto, os requerimentos de convocação da cabo foram apresentados pela relatora da comissão, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), pelo líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e pelos deputados Rubens Pereira (PT-MA), Duarte Jr. (PSB-MA) e Rogério Correia (PT-MG). 

Hacker

Também reagendada, a oitiva de Marcela Pinno ocorreria em substituição à oitiva do hacker Walter Delgatti Neto, que precisou ser remarcada para o dia 17 de agosto, conforme publicado nas redes sociais pelo presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (PP-AL). Delgatti foi preso pela Polícia Federal, acusado de invadir o site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para inserir dados falsos. Além disso, ele teria admitido à PF a tentativa de invadir as urnas eletrônicas.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (9), Eliziane explicou que há "uma complexidade logística para a vinda de Delgatti a Brasília", pelo fato de ele ter sido preso pela Polícia Federal no dia 2 de agosto. Ela sugeriu que os parlamentares não cancelem a agenda da quinta-feira (10), para que “a comissão possa manter o ritmo dos trabalhos”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)