Pacheco destaca posse de Edilene Lobo como ministra do TSE

Da Agência Senado | 08/08/2023, 18h31

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, parabenizou a advogada Edilene Lobo, que tomou posse nesta terça-feira (8) como ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele destacou o fato de Edilene ser a primeira mulher negra a fazer parte da composição do TSE. Pacheco desejou “muito sucesso” à nova ministra e ressaltou o fato de ela ser mineira.

— É motivo de muito orgulho para o estado de Minas Gerais. Uma jurista exemplar, que certamente vai honrar o Tribunal Superior Eleitoral — afirmou o senador.

A líder da Bancada Feminina, senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), também parabenizou a nova ministra. Para a senadora, a posse de uma mulher negra na maior corte eleitoral do país é histórica, por abrir portas.

Edilene Lobo é doutora em direito processual, professora universitária e autora de livros na área do direito. Ela foi nomeada no final do mês de junho pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e vai assumir como ministra substituta do TSE, após abertura da vaga do ministro André Ramos Tavares, que se tornou titular na corte.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)