Senado recebeu 18 mil visitantes em julho

Da Comunicação Interna | 03/08/2023, 18h44

Engana-se quem imagina que Senado e Câmara ficaram vazios em julho: mais de 18 mil pessoas do DF, de outros estados e de 38 países visitaram a sede o Parlamento nacional no último mês. Este é o primeiro ano desde 2020, primeiro ano da pandemia, em que a visita presencial ficou aberta em julho, mês de férias escolares. Como comparação, em julho de 2019 17,6 mil pessoas visitaram o Congresso.

Entre os mais de 300 visitantes internacionais, os dos Estados Unidos (34), França (33), Argentina (32) e China (30) lideraram os registros. Também estiveram no Legislativo pessoas vindas do Japão, Coreia, Armênia, Paquistão e Afeganistão.

Visitantes ilustres também marcaram presença. A atriz Vera Holtz fez o tour, se encantou com a arquitetura e disse que o espaço ganhou novo significado após as invasões de 8 de janeiro. Outras visitantes de prestígio foram a esposa de Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, Maria Lúcia Alckmin, que já conhecia o palácio, e sua neta, Isabella, que realizou a visita pela primeira vez e disse se sentir parte da história.

— Para nós é muito gratificante a experiência de receber os visitantes de todo o país e do exterior, porque percebemos que as pessoas saem transformadas. Elas conseguem compreender melhor o papel do Parlamento e passam a valorizar mais o patrimônio público. É um processo educativo que produz frutos para a democracia — afirma Ronaldo Martins, coordenador do programa de visitação do Senado.

Por conta dos atos de vandalismo de 8 de janeiro passado, a visitação ficou fechada até março, só voltando ao ritmo normal a partir de abril.  Desde então, a procura tem sido muito grande, principalmente nos feriados e finais de semana.

Vale a pena ver de novo

Anna Leão, de 12 anos, já tinha feito o passeio três anos antes. Em 2023, ela mesma pediu para visitar de novo o prédio do Congresso Nacional. Natural de São Paulo e com pai brasiliense, vem com frequência a cidade. A mãe, Perrine Leão, levou Anna e as outras duas filhas gêmeas, de 6 anos, para o tour. Ela conta que o passeio agradou toda família.

— Ficamos muito impressionadas com a informação de que precisa retirar cada uma daquelas plaquinhas do teto do Plenário do Senado para limpá-las individualmente. Elas acharam tudo muito bonito. Vi que tentaram acompanhar as falas da monitora e, ao final, pegaram o panfleto e falaram direitinho o nome de cada espaço que visitamos — conta Perrine.

Elas fizeram o tour em uma sexta-feira de julho e conseguiram realizá-lo sem agendamento prévio. No entanto, Perrine acredita que talvez isso não fosse possível se tivessem chegado um pouco mais tarde. Enquanto aguardavam o início da visita, apreciaram a exposição sobre Santos Dumont, 150 anos do pai da aviação, que esteve no Salão Negro durante todo o mês de julho com réplicas dos aviões 14-Bis e Demoiselle.

Serviço

O agendamento prévio para visitas nas segundas e sextas permite que a visita acontecerá no horário escolhido. Grupos maiores precisam agendar as visitas, que ocorrem às quintas. Nos finais de semana a visitação é por ordem de chegada, com grupos saindo a cada meia hora, das 9h às 17h.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Congresso Nacional Turismo Visitação