Criado o Dia Nacional da Força Jovem Universal

Da Agência Senado | 10/07/2023, 11h54

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a  Lei 14.616, de 2023, que institui o Dia Nacional da Força Jovem Universal (FJU), a ser celebrado anualmente no segundo sábado do mês de janeiro. A norma, que foi sancionada na sexta-feira  (7), teve origem no PL 2.994/2021, de iniciativa do Poder Executivo, e foi aprovada pelo Senado em 27 de junho com relatório favorável da senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

A FJU tem como propósito apoiar jovens de diversas formas, fornecendo principalmente apoio social. Um dos seus objetivos consiste em direcionar recursos a jovens que estejam envolvidos em vícios, atividades criminosas ou que tenham enfrentado problemas familiares. 

A instituição remete à criação da Igreja Universal do Reino de Deus, no Rio de Janeiro, e atualmente conta com milhares de voluntários no Brasil e no mundo. Há, no Brasil, aproximadamente 200 mil integrantes. As atividades e iniciativas às quais eles se dedicam abrangem as áreas de cultura e esporte, promovendo torneios esportivos, espetáculos musicais, gincanas multiculturais e shows de jovens talentos. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)