Incentivos para carros elétricos serão tema de debate na CCT

Da Agência Senado | 19/06/2023, 17h25

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) faz nesta quarta-feira (21), a partir das 11h, uma audiência pública para debater incentivos à eletromobilidade do Brasil. A proposta foi do senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL).

Ao propor a audiência, Rodrigo Cunha argumentou que os carros elétricos trazem os benefícios de redução da emissão de gases do efeito estufa e de diminuição da dependência do país pelo petróleo. Para o senador, é preciso avançar na articulação de solução para intensificar o uso desse tipo de mobilidade nas cidades brasileiras.

“Ainda existem desafios que precisam ser enfrentados, como a falta de infraestrutura adequada para a recarga dos veículos e a necessidade de políticas públicas que incentivem a adoção dos veículos elétricos”, explica ele no requerimento em que solicitou a audiência (REQ 5/2023).

Está confirmada a presença de Uallace Moreira Lima, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A audiência também ouvirá o embaixador da Noruega no Brasil, Magne Ruud. A Noruega é o país com a maior frota elétrica do mundo, em proporção à frota total.

Outros debatedores convidados são representantes da indústria e da área de pesquisa:

  • Tiago Chagas Faierstein, gerente de Novos Negócios da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI);
  • Ricardo Guggisberg, presidente do Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS);
  • Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE);
  • Márcio Henrique Bino da Silva, coordenador do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Alagoas (IFAL); e
  • André Fortes Chaves, presidente do Laboratório de Eletromobilidade (Lemob).

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)