IFI se une à União Europeia para realizar seminário internacional

Da Comunicação Interna | 23/05/2023, 17h41

A Instituição Fiscal Independente (IFI) e a delegação da União Europeia no Brasil convidaram atores nacionais e internacionais importantes para discutir economia em um espaço qualificado. O pontapé inicial foi dado pelo 1º Seminário sobre Governança Fiscal e o Papel das IFIs no Contexto Pós-pandemia, realizado na manhã desta terça-feira (23), no auditório do Interlegis, com transmissão pelo YouTube.

Na cerimônia de abertura, a diretora da IFI, Vilma Pinto, destacou que a instituição brasileira, criada ao final de 2016, já produziu 75 relatórios de acompanhamento fiscal, 51 notas técnicas e 17 estudos especiais, entre outros produtos. Segundo ela, as consequências da covid-19 evidenciaram o papel fundamental da governança fiscal.

— A crise exigiu rápida resposta dos governos e levou a adaptações nos processos para mitigação dos efeitos da pandemia. De acordo com a OCDE [Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico], em alguns casos, a transparência e a confiança pública foram afetadas no pós-pandemia. Nesse contexto, se insere este seminário — destacou.

O 1º vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), representou a Mesa da Casa e ressaltou a importância de órgãos como a IFI operarem e produzirem conteúdo. Na visão dele, é um subsídio ao trabalho do Poder Legislativo e do Executivo.

— A IFIs produzem avaliações isentas com projeções e análises orçamentárias. Para nós, legisladores, essas produções têm sido muito importantes. Esse trabalho nos antecipa aos debates que temos desde as comissões até chegar ao Plenário. Para países como o Brasil, que ainda precisam melhorar na valorizações dos órgãos técnicos, é fundamental realizar esse tipo de seminário — disse o senador.

Representação internacional

O representante da União Europeia, embaixador Ignácio Ibañez e o secretário de Orçamento do Governo Federal, Paulo Bijos, também participaram do evento, que realizou dois painéis com análises dos palestrantes sobre a atuação das IFIs do Brasil e da Europa.

A subsecretária de Política Fiscal do Ministério da Economia, Débora Freire e a assessora especial da ministra do Planejamento, Juliana Damasceno, integraram a agenda, acompanhadas por representantes de entidades europeias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)