Sérgio Danese será o novo representante do Brasil na ONU

Da Agência Senado | 17/05/2023, 18h26

O diplomata Sérgio França Danese será o novo representante permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU). O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) a indicação feita pela Presidência da República, por meio da Mensagem 7/2023. A indicação foi aprovada por 40 votos a favor e 2 contrários, com 1 abstenção.

O diplomata, que exercerá o cargo em Nova York, nos Estados Unidos, havia sido sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) no dia 11 de maio. Na ocasião, Danese reforçou a necessidade de que o Brasil se torne mais presente nas discussões da ONU. Para ele, não é razoável que o país deixe de exercer liderança em temas como meio ambiente e mudanças climáticas. 

Sérgio Danese também apontou a cadeira do Brasil no Conselho de Segurança do organismo internacional para o biênio 2022-2023 como um desafio adicional. O órgão da ONU — com poderes de adotar medidas para manter paz e segurança internacionais, como sanções a países — sofre tentativas de reformas para incluir mais nações com direito a cadeira permanente.

O relator da indicação foi o senador Esperidião Amin (PP-SC), que destacou a relevância da ONU para os interesses brasileiros e disse que a participação do Brasil nas agências da ONU é muito modesta e desproporcional ao histórico do país.

Missões

Nascido em São Paulo (SP), Danese ingressou na carreira diplomática em 1981. Formado em letras, foi titular da embaixada brasileira na Argélia, na Argentina, no Peru e na República de Maurício e Reino do Lesoto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)