Senado confirma indicado para ser embaixador na Índia e no Butão

Da Agência Senado | 17/05/2023, 19h11

Os senadores aprovaram em Plenário nesta quarta-feira (17), com 38 votos a favor, 1 contrário e 3 abstenções, a indicação do diplomata Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega para o cargo de embaixador do Brasil na Índia e no Butão. A indicação (MSF 12/2023) foi relatada pela senadora Margareth Buzetti (PSD-MT).

Ministro de primeira-classe, Nóbrega nasceu no Rio de Janeiro em 1961 e formou-se em economia pela Pontifícia Universidade Católica, em 1984. Ao longo da vida diplomática, atuou como terceiro-secretário na embaixada do Peru, entre 1996 e 1998, e como segundo-secretário na embaixada da Polônia até 2002. Em Berlim, na Alemanha, foi primeiro-secretário na embaixada, de 2006 a 2008. Já nos Estados Unidos, o diplomata trabalhou como ministro-conselheiro no período entre 2015 e 2016. Atualmente, ele está à frente da Secretaria de Oriente Médio, Europa e África.

Em sua sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE), Nóbrega sugeriu a adoção de estratégias e de ações concretas em áreas prioritárias para aprofundar as relações entre Brasil e Índia, a exemplo dos setores do comércio, investimentos, energia, inovação e saúde, entre outros.

Índia e Butão

Localizada na Ásia Meridional, a Índia é o sétimo maior país do mundo em área e o primeiro em população, com mais de 1,4 bilhão de habitantes. Cerca de 60% das pessoas vivem em áreas rurais, embora algumas das cidades mais populosas do mundo sejam indianas, como a capital Nova Delhi que abriga 28,5 milhões de moradores.

A agricultura emprega cerca de 42% da população do país. A Índia gerou um produto interno bruto (PIB) de US$ 3,47 trilhões no último ano, indicando um crescimento econômico de 6,8%, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Em 2022, ano em que comemorou 75 anos de sua independência, o país tornou-se a quinta maior economia mundial em termos nominais, superando o Reino Unido.

Apesar de enfrentar grandes desafios sociais e econômicos, a Índia contemporânea é caracterizada por intenso crescimento econômico e alto dinamismo científico-tecnológico. Com cerca de 500 milhões de habitantes abaixo dos 25 anos e crescente acesso da população à internet, o país apresenta elevado potencial para a expansão dos fluxos de investimento e comércio, segundo informou Nóbrega durante sabatina na CRE.

O Butão é um pequeno país localizado entre a China ao norte, e a Índia ao sul. Sua extensão territorial é inferior à do estado do Espírito Santo, por exemplo. A população é de 876 mil butaneses e em 2022 o PIB gerado por eles foi de US$ 2,71 bilhões.

india.png

butao.png

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)