Indicado para diretor-geral da Abin é confirmado pelo Plenário

Da Agência Senado | 17/05/2023, 18h25

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (17), o nome de Luiz Fernando Corrêa para diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Foram 43 votos a favor e apenas cinco contrários, além de duas abstenções. A indicação de Corrêa (MSF 1/2023) já havia sido aprovada, depois de sabatina, na Comissão de Relações Exteriores (CRE), no último dia 4 de maio, com relatório do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Luiz Fernando Corrêa nasceu em 1958, no município de Santa Maria (RS). Formou-se em direito em 1986 pela Universidade do Rio Grande. Ele iniciou sua carreira policial em 1980. Corrêa é delegado aposentado e, entre outras funções, atuou como diretor-geral da Polícia Federal entre 2007 e 2011. Além disso, de 2003 a 2007, ocupou o cargo de secretário nacional de Segurança Pública no Ministério da Justiça.

Abin

Criada em 1999, a Abin é um órgão da Presidência da República e está vinculada à Casa Civil. A agência fornece ao presidente da República e aos ministros informações e análises relativas à segurança do Estado e da sociedade. Cabe à Abin analisar situações e ameaças relacionadas à proteção das fronteiras nacionais, ao terrorismo, à proliferação de armas de destruição de massa, à segurança das comunicações e à defesa do meio ambiente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)