Redução de preço do combustível melhora economia e a vida das pessoas, diz Paim

Da Agência Senado | 16/05/2023, 17h43

O senador Paulo Paim (PT-RS) discursou em Plenário, nesta terça-feira (16), sobre a redução do preço dos combustíveis, anunciada pelo governo. O senador destacou que foi “uma das melhores notícias até agora do governo Lula” e que as medidas terão impacto direto no dia a dia das pessoas, com a diminuição do custo de vida em geral. 

— Preços mais baixos nos supermercados e em outros estabelecimentos comerciais, pois os custos de transporte e logística são reduzidos quando você diminui o preço do combustível, da gasolina, por exemplo. Pode ajudar a diminuir a inflação; a economia cresce, o que pode ter um impacto positivo em empregos e salários; mais dinheiro disponível para outras despesas importantes, como alimentação, moradia e educação — disse o senador. 

O parlamentar também falou sobre a aprovação, na semana passada, do projeto da Lei Geral do Esporte (PL 1.825/2022), que regulamenta a prática desportiva no país e consolida a atividade em um único texto legislativo. O senador lembrou que o texto, que agora segue para sanção presidencial, reúne dispositivos de diversas leis que tratam do esporte e revoga algumas delas (como a Lei Pelé, o Estatuto do Torcedor, a lei de incentivo ao esporte, a lei do Bolsa Atleta) e traz um novo marco regulatório para a área. Paim destacou alguns pontos que considera avanços importantes: 

— Participação da sociedade civil no Conselho Nacional do Esporte, valorização das mulheres tanto nas premiações quanto na direção da atividade esportiva, definição clara dos direitos e deveres de atletas e organizações, transparência no uso dos recursos públicos, promoção da paz, da segurança e da tolerância no ambiente esportivo, punição para as torcidas organizadas por condutas discriminatórias, racistas, xenófobas, homofóbicas ou transfóbicas — enfatizou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)