Confúcio Moura destaca importância da educação e do combate à fome no país

Da Agência Senado | 04/05/2023, 09h20

Em pronunciamento no Plenário na quarta-feira (3), o senador Confúcio Moura (MDB-RO) destacou a necessidade do combate à fome e à exclusão social no país. O parlamentar mencionou carta recebida do ex-deputado federal Hagahús Araújo, de 94 anos, que apontou a soja como solução para alimentar 33 milhões de brasileiros.

— A solução que ele aponta para combater a fome, é a soja, que é exportada para o mundo, para a China, para os Estados Unidos, e lá serve de alimento. A base da alimentação do povo chinês, além das outras proteínas — tem também agora a carne que nós exportamos —, mas a base é a soja. Com a soja bem trabalhada, dá para produzir alimentos riquíssimos, agradáveis, palatáveis, e que vão realmente recompor o déficit proteico do povo brasileiro — ressaltou.

O senador informou que, mesmo sem ter dinheiro, nos anos 1950, Hagahús Araújo construiu em Dianópolis (TO) um instituto de menores. "Ele combateu, lutou a vida toda contra a fome, contra a exclusão, contra a miséria", disse. 

Confúcio também enfatizou que a educação  é indispensável para garantir a inclusão de todos os brasileiros.

— Temos, aqui em nosso país, muitos dramas para serem resolvidos, muitas necessidades imperiosas que temos que enfrentar, muitas leis boas que devemos cumprir, e o Brasil precisa voltar a ter um planejamento mínimo. Não é só o Orçamento como elemento de planejamento, mas um plano de planejamento plurianual, um de médio prazo e um de longo prazo, basicamente centrados na educação — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)