Congresso promove sessão solene sobre doenças raras na terça-feira

Da Agência Senado | 27/04/2023, 11h47

Está agendada para a terça-feira (2), às 10h, sessão solene do Congresso Nacional para conscientização sobre doenças raras. O evento, que será realizado no Plenário do Senado, foi requerido pelo senador Humberto Costa (PT-PE) e pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). A intenção é contribuir para a ampliação das políticas públicas e conscientização quanto às doenças raras no país. 

No requerimento, os parlamentares lembram que toda pessoa tem o direito de ter preservada sua saúde e bem-estar. E que o Brasil é signatário da Declaração Política de Cobertura Universal de Saúde, aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 2019, que reconhece a necessidade da implementação de políticas públicas em prol da equidade no cuidado com a vida. 

O documento diz ainda que, ao promover a solenidade, o Parlamento se coloca ao lado da vida, da fraternidade e do respeito, além de fortalecer sua história e patrimônio de trabalho em favor do povo brasileiro.

São esperadas para a solenidade autoridades como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)