Advocacia do Senado contribui para fortalecimento da instituição, diz Pacheco

Da Agência Senado | 27/04/2023, 18h45

A respeitabilidade do Senado como instituição tem relação com a dedicação e o trabalho da Advocacia da Casa. A declaração é do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante o seminário Advocacias e Procuradorias do Poder Legislativo: desafios e oportunidades para uma atuação de alta performance, aberto nesta quinta-feira (27). O evento, feito em parceria com associações ligadas à advocacia no Poder Legislativo e com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), conta com cinco painéis e vai até esta sexta-feira (28).

Para Pacheco, o país vive tempos difíceis, com questionamentos “inusitados” sobre o estado de direito e sobre a democracia. Esse cenário, na visão do senador, impõe uma unidade de pensamento pelo bem do Brasil,  independentemente de linhas ideológicas e de convicções políticas. O bem do Brasil, disse ele, passa pelo fortalecimento das instituições.

— Estou absolutamente convencido de que o bem do Brasil se dá com o fortalecimento de uma democracia inabalável, com o estabelecimento pleno e o exercício pleno do estado de direito e, naturalmente, com o respeito às instituições. A respeitabilidade das instituições, no caso do Senado Federal especificamente, depende de muita dedicação diária, semanal, mensal, rotineira dos nossos advogados do Senado.

A abertura do seminário foi feita pelo advogado-geral do Senado Federal, Thomaz Gomma de Azevedo. Também participaram o advogado-geral da Câmara dos Deputados, Jules Queiroz e Silva; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores e Advogados do Poder Legislativo (Anpal), Ricardo Fernandes Moça; o presidente da Associação dos Consultores e Advogados do Senado Federal (Alesfe), Edvaldo Fernandes da Silva; o diretor do Instituto Legislativo Brasileiro, Luís Fernando Machado; e a advogada do Senado Gabrielle Tatith Pereira.

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) participou da abertura do evento. Ele ressaltou que o seminário contribui para a contínua melhoria das Advocacias do Senado e da Câmara e pode trazer atualização e inovações à atuação dos advogados do setor público.

Ao longo da tarde, o evento continuou com painéis sobre temas relacionados à atuação das advocacias e procuradorias do Poder Legislativo. No primeiro, a discussão foi sobre o controle judicial do processo legislativo. O segundo painel tratou das comissões parlamentares de inquérito. O terceiro painel da tarde tem como tema a violência política contra a mulher e a atuação das procuradorias do Poder Legislativo.

Veja a programação da sexta-feira (28) 

9h30

Painel IV - Responsabilidade parlamentar pelo desempenho da função legislativa

  • Hugo Souto Kalil, advogado do Senado Federal
  • Roberta Simões Nascimento, advogada do Senado Federal
  • Fernando Cesar de Souza Cunha, advogado do Senado Federal

10h45

Painel V - Os órgãos legislativos e a sua representação judicial e extrajudicial

  • Ricardo Benetti Fernandes Moça, procurador da Assembleia Legislativa do Espírito Santo e presidente da Associação Nacional dos Procuradores e Advogados do Poder Legislativo (Anpal)
  • Dorema Silva Costa, procuradora da Assembleia Legislativa do Tocantins
  • Grhegory Paiva Pires Moreira Maia, procurador da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores e Advogados do Poder Legislativo
12h Intervalo
14h30 Encontro de Procuradores e Advogados do Poder Legislativo da Anpal
15h30 Encerramento

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Advocacia ILB Poder Legislativo