Confúcio Moura defende parceria para combater a violência nas escolas

Da Agência Senado | 25/04/2023, 16h59

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) sugeriu, em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (25), que os diretores de instituições de ensino de todo o país busquem, juntamente com a comunidade escolar, meios e formas de acabar com a violência e garantir a segurança nesses ambientes.

— É uma situação nova, uma realidade com a qual não estamos preparados para lidar. É um assunto complexo, cuja gravidade e urgência requerem uma construção colaborativa entre todos os atores — afirmou.

Para o senador, é também necessário que as autoridades públicas reflitam sobre a questão e busquem soluções para esse problema, que, além de gerar pavor, ansiedade e medo em estudantes, professores, dirigentes escolares e famílias, também afeta o aprendizado e o ensino.

O parlamentar elogiou o governo federal pela pronta ação, ao anunciar a criação de canais de denúncias de ataques, ao defender a regulamentação das redes sociais e ao oferecer dinheiro para rondas nas escolas e imediações, para melhorias na infraestrutura dos prédios e para a implementação de núcleos psicossociais nas instituições de ensino.

— De acordo com estudos recentes, os possíveis motivos para o crescente aumento dos casos de violência nas escolas e para a recorrência de ameaças estão ligados a diversas problemáticas, especialmente ao aumento do pensamento extremista, à cultura do ódio e da violência, ao crescimento e à radicalização dos grupos de ódio na internet, à piora da saúde mental na sociedade, ao efeito-contágio e à cobertura jornalística que exibe esses indivíduos como heróis, como figuras extraordinárias — argumentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)