CE dá início a ciclo de discussões sobre ataques contra escolas

Da Agência Senado | 19/04/2023, 11h04 - ATUALIZADO EM 19/04/2023, 16h45

A busca de soluções contra a violência e os ataques às escolas é tema de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) nesta quinta-feira (20), às 14h. A reunião é a primeira do ciclo de debates proposto pela senadora Teresa Leitão (PT-CE) que apontou a necessidade de ouvir pesquisadores, gestores e representantes do governo sobre o problema (REQ 32/2023 - CE). 

O tema ganhou repercussão nacional após uma série de ataques a escolas no último mês. No início de abril de 2022, um homem invadiu uma creche na cidade de Blumenau (SC), matou quatro crianças e feriu outras quatro.

— Uma violência descabida, extrema e doentia. O que estamos vendo é uma violência descabida contra as escolas. Não é uma violência nas escolas, é contra as escolas. A promoção da cultura da paz é essencial — destacou o senador Flávio Arns (PSB-PR), presidente da CE, quando anunciou o ciclo de debates. 

Foram convidados para a audiência pública:

— Raquel Gallinati, a delegada e diretora da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil e embaixadora do Instituto Pró-Vítima;

— Cristiano Nabuco de Abreu, o coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Instituto de Psiquiatria da Faculdade Medicina da USP;

— Verônica Regina Muller, a presidente da Associação dos Educadores Sociais de Maringá (Aesmar);

— Alessandra Borelli Vieira, a advogada e professora, especialista em direito digital;

— Pedro Luis de Souza Lopes, o coronel da Polícia Militar; 

— André Estevão Ubaldino Pereira, o procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais; 

— Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau (SC);

— e um representante da Polícia Federal.

A reunião será na Ala Senador Alexandre Costa, Plenário 15, e também será interativa, transmitida ao vivo e aberta à participação dos interessados por meio do portal e-cidadania ou pelo telefone da Ouvidoria do Senado. 

O tema da violência e ataques a escolas foi também debatido em audiência na Comissão de Segurança Pública (CSP) nesta quarta-feira (19).

Joás Benjamin sob supervisão de Sheyla Assunção

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)