Zequinha cobra do governo solução para os garimpeiros do oeste do Pará

Da Agência Senado | 18/04/2023, 19h41

O senador Zequinha Marinho (PL-PA) cobrou do governo federal, em pronunciamento nesta terça-feira (18), uma solução para o problema enfrentado pelos garimpeiros do oeste do Pará, na região de Itaituba. Segundo ele, por falta de pessoal e de condições financeiras, a Agência Nacional de Mineração (ANM) não consegue analisar os mais de onze mil pedidos de lavra garimpeira na região.

Por causa disso, os garimpeiros, que atuavam na ilegalidade, tiveram sua atividade suspensa pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), informou o parlamentar.  

Zequinha afirmou que o resultado foi um colapso na região, uma vez que a mineração responde por cerca de 60% da economia local. Segundo ele, o problema poderia ser minimizado se o governo federal repassasse para a ANM o valor correspondente aos 7% incidentes sobre o que é explorado pelos mineradores da região.

— O correto seria suspender todas as operações de repressão do Ibama até o governo fazer o mutirão para analisar todos esses requerimentos. Quem fosse aprovado, deferido, vai trabalhar. Quem não for, paciência, vai para depois. Fizesse o trabalho. O que a gente está vendo hoje é uma injustiça que não dá para aceitar. Matando as atividades econômicas desses municípios, matando o comércio e o serviço, acabando com a economia local. É desastrosa a situação na região do Tapajós nesse momento — advertiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)