Jovem Senador usa jogos para divulgar programa e disseminar conhecimento

Da Comunicação Interna | 18/04/2023, 11h51 - ATUALIZADO EM 18/04/2023, 12h25

A menos de um mês do encerramento das inscrições para o Jovem Senador 2023, a divulgação do programa foi intensificada com a realização de game shows, jogos de perguntas e respostas transmitidos ao vivo no YouTube do programa. Estudantes do ensino médio de escolas públicas de todo o país devem responder questões sobre funcionamento do Senado, democracia e Constituição. A escola que vence o jogo ganha uma Biblioteca da Cidadania, com obras disponíveis na Livraria do Senado.

 É um produto leve, descontraído, que tem um tom mais informal, necessário para falar com esse público. Acho muito legal ver a comunidade escolar envolvida, torcendo no chat — conta Tadeu Sposito, responsável por produzir e apresentar os jogos desde o ano passado.

As lives do programa são organizadas pela equipe do Jovem Senador com os coordenadores das secretarias de educação de cada estado. O próximo encontro está agendado para a tarde desta terça (18) às 15h com um representante do Mato Grosso do Sul.  As perguntas do quiz são feitas a partir das edições da Constituição em Miúdos, da Livraria do Senado. O material é enviado aos alunos em PDF alguns dias antes para que eles possam se preparar. 

Divulgação permanente

De acordo com o coordenador do Jovem Senador, Antonio Carlos Burity, os jogos, criados durante a pandemia de covid-19, se tornaram um instrumento de divulgação permanente do programa.  

— O game estimula os estudantes a estudarem sobre os temas propostos e conhecerem o Jovem Senador. Na edição de 2022, a aluna vencedora do programa pelo Rio Grande do Sul havia também participado do game — destaca.

Estados como Sergipe, Pernambuco, Pará, além de uma regional de São Paulo incrementaram a produção dos games com lives que têm a participação de professores e coordenadores estaduais.

O programa

O Jovem Senador é um programa institucional do Senado, de realização anual, que proporciona aos estudantes vencedores uma semana de vivência legislativa no Senado. A seleção dos 27 jovens que representam cada um dos estados e o Distrito Federal é feita por meio de um concurso de redação nacional. Durante a estadia em Brasília, os jovens elaboram três projetos de lei, que são votados ao final em Plenário. Se aprovados, os projetos são encaminhados à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) como sugestões legislativas e podem se tornar leis. O tema do concurso em 2023 é “Saúde mental nas escolas públicas” e as inscrições podem ser feitas até o dia 5 de maio.

Confira os games

Além do quiz com um aluno do Mato Grosso do Sul, já está previsto o encontro com Pernambuco na quinta (20) e com o Distrito Federal, marcado para segunda-feira (24). O horário de transmissão é sempre às 15h, horário de Brasília, pelo canal do Jovem Senador. Veja os jogos já realizados neste ano com Roraima, Tocantins, Bahia e Rio Grande do Sul.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)