CDH: Representantes do Unicef debaterão o futuro da juventude no Brasil

Da Agência Senado | 14/04/2023, 13h56

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) promove na terça-feira (18) debate sobre o futuro dos jovens e adolescentes no Brasil. Prevista para começar às 11h, a audiência atende requerimento do presidente do colegiado, Paulo Paim (PT-RS).

O senador justificou em seu pedido que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) organizou um encontro nacional sobre o tema e que um debate com a presença desses jovens fortalecerá a agenda de direitos humanos no país.

“A entidade, por meio dos adolescentes e jovens, deseja apresentar e encaminhar o resultado do encontro em uma audiência pública na CDH”, afirma Paim.

Seis convidados confirmaram presença no debate:

  • Mário Volpi, chefe da área de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes e Jovens do Unicef no Brasil;
  • Adonis José Suarez Benson, da Rede de Adolescentes e Jovens Migrantes;
  • Joana da Conceição Santos Truká, da Rede de Adolescentes e Jovens Indígenas;
  • Nishtha Rocha Teixeira, da Rede de Adolescentes e Jovens Quilombolas;
  • Bia Louise Moraes Franco, da Rede de Adolescentes e Jovens LGBTQIA+; e
  • Fabio Manoel Vieira Melo da Silva, da Rede de Adolescentes e Jovens Negros.

Segundo o requerimento de Paim, 50 adolescentes e jovens das redes de adolescentes de diversas representações de todo o país participaram do encontro da Unicef, chamado “Reimaginando Futuros”.

A audiência será realizada na sala 4 da Ala Senador Nilo Coelho, no Anexo II do Senado. 

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)