Senado aprova 25 de maio como Dia Nacional do Desporto Escolar

Da Agência Senado | 13/04/2023, 12h48 - ATUALIZADO EM 12/05/2023, 12h17

O Dia Nacional do Desporto Escolar será comemorado no dia 25 de maio, de acordo com projeto aprovado nesta quinta-feira (13) pelo Plenário do Senado. Relatado pela senadora Leila Barros (PSB-DF), o PL 5.638/2019 ainda determina que na semana em que recair a data serão realizadas atividades e campanhas de esclarecimento sobre a importância do desporto escolar.

O texto, do então deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), segue agora para sanção presidencial.

No parecer, a senadora destaca que o desporto escolar proporciona o desenvolvimento de competências físicas, técnicas e táticas e tem um importante papel na construção do caráter cívico e cidadão de crianças e jovens praticantes, assim como foi para ela, que é ex-atleta.

O senador Laércio Oliveira (PP-SE) ressaltou que o esporte contribui para o aprendizado de regras de cooperação, de competição saudável e de espírito de equipe.

— É muito importante que o desporto escolar tenha uma data para celebrar pela importância, pelo alcance do desenvolvimento integral de jovens e crianças, promove a inclusão de toda essa juventude que chega agora ano nosso ambiente escolar — disse, ao encaminhar voto favorável.

A escolha de 25 de maio para a instituição da data, como explica a relatora, remete ao dia da fundação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)