Dorinha destaca edital para ampliar segurança nas escolas

Da Agência Senado | 12/04/2023, 17h47

Em pronunciamento nesta quarta-feira (12), a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) falou sobre edital de chamamento público lançado pelo Ministério da Justiça para ampliar o programa de segurança nas escolas. O objetivo é que municípios e estados brasileiros participem para pleitear recursos para implantar soluções contra a violência no ambiente escolar.

A parlamentar enfatizou que as ações terão diferentes modelos, em virtude das diferentes realidades do país. Segundo ela, alguns projetos contam com o monitoramento para detecção de metal, além de patrulhas que podem ser criadas para estruturar o serviço no âmbito de cada local. Dorinha ainda destacou a ausência de profissionais preparados nas escolas para lidar com a situação de violência.

— Eu gostaria de fazer esse chamamento. O edital é bem-vindo. A Casa vai debater os diferentes projetos e, inclusive, eu recebi a relatoria de um projeto que trata do sistema nacional do combate à violência na escola, na educação. Acho que é uma oportunidade de se criar um sistema e um programa que possam integrar os diferentes serviços já oferecidos, mas, ao mesmo tempo, estruturar serviços permanentes.

A senadora ressaltou que as soluções não podem ser tomadas como um pacote para toda a educação do país. Para ela, é preciso debate e análise, além de um tratamento sério do poder público do âmbito municipal, estadual e da própria União, incluindo o Congresso Nacional, a quem cabe legislar sobre a situação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)